Divulgação de resultados - Eleições 2012

Parceiros de divulgação - Resultados das eleições 2012

Parceria para divulgação de resultados é um acordo firmado entre a Justiça Eleitoral e empresas de telecomunicação, veículos de imprensa e provedores de acesso à Internet.

Seu objetivo é fornecer, durante a totalização dos resultados das eleições, dados e notícias da apuração dos votos, bem como o suporte necessário para o tratamento dessas informações.

Versão final do Software Divulga

Foi disponibilizada a versão 12.14.5 do Divulga. Essa nova versão corrige um erro na nota de rodapé da consulta de votação nominal, na opção Zonas = "Todas".

Configuração do Divulga Oficial

Para usar o Divulga no dia da eleição, consultando os dados oficiais, proceder da seguinte forma:

  • Abrir o Divulga
  • Clicar no botão "Configurar"
  • Clicar na aba "Provedores"
  • Selecionar o provedor "Justiça Eleitoral"
  • Clicar em "Ok"

Configuração do Receptor Oficial

Para usar o Receptor no dia da eleição, buscando os dados oficiais, proceder da seguinte forma:

  • Abrir o Receptor
  • Clicar no botão "Configurar"
  • Clicar em "Alterar Provedor"
  • Selecionar o Tipo "Justiça Eleitoral"
  • Clicar em "Ok"
  • Proceder com as demais configurações, conforme manual

Códigos das eleições oficiais

- Eleições municipais de primeiro turno: 47 (código ELEICAO: 000473)

- Eleições municipais de segundo turno: 48 (código ELEICAO: 000483)

- Plebiscito Presidente Kubitschek (RN): 49 (código ELEICA: 000497)

- Plebiscito Jaru (RO): 50 (código ELEICA: 000507)

- Plebiscito Jorge Teixeira (RO): 51 (código ELEICA: 000517)

- Plebiscito Castanheiras (RO): 52 (código ELEICA: 000527)

- Plebiscito Nova Braslândia (RO): 53 (código ELEICA: 000537)

Lista de Municípios

Baixe aqui o arquivo , em formato CSV, contendo a lista de municípios e seus respectivos códigos conforme cadastro da Justiça Eleitoral.

Download dos softwares Divulga e Receptor

Clique na aba "Softwares" acima para download dos aplicativos Divulga e Receptor.

Relação dos parceiros inscritos (atualizada em 25/09/2012)

Clique aqui para ver a relação de perceiros inscritos para a divulgação de resultado das eleições 2012.

1. Em que momento são divulados os dados de abstenção e comparecimento?

Resp.: Os dados de abstenção e comparecimento são divulgados durante a totalização dos votos, ou seja, esse valor inicia em zero e vai crescendo até atingir a totalidade dos eleitores do Município.

O quantitativo de eleitores que compareceram e de eleitores que faltaram estão contidos em cada urna, bem como a votação. Dessa forma, à medida que os dados das urnas vão chegando, eles são processados e divulgados.

Esse comportamento é o mesmo utilizado nas eleições anteriores.

 

2. Como é computado o total de eleitores e o total de votos?

Resp.: O total de eleitores, bem como o total de votos, já vem explícito nos arquivos de dados, não sendo necessário realizar nenhum cálculo adiconal. Entretanto, para fins de validação, pode-se considerar a seguinte regra:

- Total de eleitores = Eleitores não apurados + abstenção + comparecimento

- Total de votos = comparecimento

- Total de votos = votos nulos + votos brancos + votos pendentes + votos válidos

 

3. O que são votos pendentes?

Resp.: Votos pendentes são votos oriundos de urna subjúdice, ou sejam, enquanto não houver uma decisão judicial quanto a sua destinação, esses votos não são computados nem com nulos, nem como válidos.

 

4. Para fins de exibição do percentual do progresso da totalização, é recomendado o uso de quais valores? Eleitorado? Seção?

Resp.: Para fins de exibição do percentual do progresso da totalização, recomenda-se o uso de seções totalizada sobre o total de seções, pois, invariavalmente, ao final da eleição, a quantidade de seções totalizadas será 100% do total de seções do município. Já em relação ao quantitativo de eleitores, em algumas situações, podem não fechar.

Em situações normais, ao final da eleição, a soma do comparecimento mais abstenção deveria representar 100% do eleitorado do município. Porém, havendo urna não instalada ou urna não apurada, os eleitores dessas urnas não serão computados nem como comparecimento nem como abstenção, permanecendo como eleitores não apurados.

Urnas não instaladas são aquelas nas quais não foi possível votar devido ao local de votação estar inacessível. Urnas não apuradas são aqules em que houve votação, mas por algum motivo não foi possível recuperar os votos, por exemplo, no caso de uma urna cair em um rio. Nos dois casos não é possível conhecer o comparecimento nem a abstenção.

Resumo: para fins de demonstração do percentual do andamento da eleição, deve-se utilizar quantitativo de seções. Caso o objetivo seja demonstrar quantos votos faltam, deve-se utilizar o quantitativo de eleitores.

 

5. Como identificar se o candidato está eleito?

Resp.: Para identificar se o candidato está eleito ou foi para o segundo turno, deve-se verificar o atributo "eleito" do elemento "VotoCandidato" do arquivo variável. Esse atributo virá preenchido com "N" (não eleito) desde a primeira geração de arquivo. Ele mudará para "S" (candidato eleito ou para segundo turno) na totalização final para os candidatos que adquiriram aquela condição. O atributo "situacao" do elemento "Candidato" do arquivo fixo indica a situação do registro de candidaturas do candidato e não a situação do resultado da eleição. Essa situação vem preenchida desde do início da totalização e mudará apenas se houver uma alteração no registro de candidaturas, por exemplo, o candidato foi julgado de indeferido com recurso para deferido. Ocorrendo esse caso, será gerado um novo arquivo fixo.

6. Qual o significado do atributo "vaga" do elemento "VotoColigacao"?

Resp.: Esse atributo indica quantas vagas a coligação ou partido isolado está levando. Para entender o significado desse dado, é necessário entender que na eleição para Vereador (eleição proporcional), diferentemente da de Prefeito (eleição majoritária), são eleitos os "n" candidatos mais bem votados de cada coligação, sendo "n" o total de cadeira que a coligação obteve no cálculo de quociente eleitoral e partidário. Na primeira geração dos arquivos, quando nenhum voto ainda foi contabilizado, valor do atributo "vaga" será obrigatoriamente zero. Nas parciais, esse valor mudará à medida que a coligação recebe mais ou menos votos. Por exemplo: se, ao atingir 50% do total de votos apurados, uma determinada coligação estiver levando 10 vagas, significa que, se a eleição acabasse naquele momento, essa coligação elegeria os seus 10 candidatos mais bem votados.

7. Em que circunstâncias a tag "Substituido" estará presente no arquivo fixo?

Resp.: A tag "Substituido" estará presente no arquivo fixo apenas quando houver substituição de candidatos, ou seja, o candidato principal não irá mais concorrer a eleição, seja por inabilitação, renuncia, falecimento ou outro motivo, e coloca outro candidato para concorrer em seu lugar. O candidato substituto aparecerá na tag "Candidato", e o principal irá para a tag "Substituido". O simples fato de um candidato está em uma situação de inapto (cancelado, indeferido, renúncia, falecido, cassado e outros) não implica que ele esteja substituído, pois ele pode estar inapto e não ter apresentando substituto.

 

8. Qual o critério para que seja possível haver segundo turno em um município?

Resp.: Para que possa haver segundo turno em um município, é necessário que esse tenha MAIS de 200 mil ELEITORES.

9. É possível obter a classificação dos candidatos a vereadores durante as parciais?

Resp.: Sim. Diferentemente do cargo de Prefeito, em que a classificação é simplesmente pela quantidade de votos, exceto em casos de empate, a classificação para vereador depende do quociente partidário, ou seja, da quantidade de vagas que uma coligação obteve ou está obtendo no momento. Conhecido o total de vagas, basta selecionas os “n” candidatos mais bem votados daquela coligação. Esses são os que estão, num dado momento, “ levando” a vaga. A quantidade de vagas de uma coligação pode ser obtido no atributo “vaga” da tag “VotoColigacao” do arquivo de variável.

 

10. Qual o critério de ordenação dos candidatos apresentados no Software Divulga.

Resp.: A ordenação dos candidatos apresentada no Divulga obedeçe a cinco critérios, conforme a seguir:

1) Primeiro os candidatos eleitos depois os não eleitos.

2) Dentro de cada grupo (eleitos e não eleitos), ordena-se por quantidade de votos, do maior para o menor.

3) Havendo empate, ordena-se pelo campo classificação, em ordem ascendente.

4) Caso haja empate no campo classificação, ordena-se por data de nascimento, do mais velho para o mais novo.

5) Por último, ordena-se pelo número do candidato, em ordem ascendente.

Página para download dos softwares Divulga e Receptor, utilizados na divulgação de resultados das eleições.

Divulga : software para consulta, em tempo real, dos resultados das eleições. Selecione abaixo o link correspondente a seu sistema operacional:

Receptor : software para recepção dos arquivos de resultado das eleições. Selecione abaixo o link correspondente a seu sistema operacional:

  • Receptor versão 12.6.4 - Instalador para Windows
  • Receptor versão 12.6.4 - Aplicativo para Mac OS
  • Receptor versão 12.6.4 - Pacote não instalável para Linux e outros sistemas operacionais
    • Versão liberada em 19/10/2012.
    • Corrigido preenchimento de seleção de abrangência BR na configuração do Receptor;
    • Corrigido preenchimento de campo descrição de fase oficial quando a aplicacao é executada pela primeira vez (sem configuração);
    • Melhorias de usabilidade;
    • Incluído arquivo de termos de uso de licenças;