Zeneide Bezerra e Virgílio Macêdo terão mais um ano à frente do TRE-RN

Zeneide Bezerra é a nova presidente do Regional potiguar

TRE-RN tem novos dirigentes4

Zeneide Bezerra é a nova presidente do Regional potiguar

Em sessão solene realizada nesta sexta-feira (28), no Cine Teatro Municipal de Parnamirim, a desembargadora Maria Zeneide Bezerra foi empossada como presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN). A magistrada atuou como vice-presidente e corregedora regional eleitoral durante o primeiro ano da gestão (2014/2016), cargos que serão agora ocupados pelo desembargador Virgílio Macedo, que exerceu a presidência de setembro de 2014 até esta data.

O pleno da sessão solene de posse esteve composto pelos  desembargadores empossados, Maria Zeneide Bezerra e Virgílio Fernandes de Macedo Júnior e os demais membros da Corte Eleitoral potiguar:  juízes Sérgio Maia e Alceu Cicco, o juiz federal Almiro Lemos e os juristas Gustavo Smith e Verlano Medeiros, além do procurador regional eleitoral, Gilberto Barroso.

Ainda compuseram a mesa, Tatiana Mendes Cunha, representando o governador do Estado Robinson Faria, o deputado Hermano Morais, representando a presidência da Assembléia Legislativa, o desembargador Amilcar Maia, representando a presidência do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Mário Devienne Ferraz, presidente do Colégio de Corregedores eleitorais, o advogado Sérgio Eduardo da Costa Freire, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional RN e Ana Esmera Pimentel da Fonseca, diretora-geral do TRE-RN.

Desembargador Virgílio Macedo destacou a parceria existente entre ele e a desembargador Zeneide e a satisfação no cumprimento da jornada. “Quando assumi, defini como prioridades apenas três pontos: realizar uma boa eleição, apoiar as ações de capacitação dos servidores e retomar a obra do edifício sede. Realizamos eleições céleres e transparentes e já nos debruçamos em incessante atividade no planejamento das Eleições Municipais de 2016; realizamos com êxito as eleições suplementares em tres municípios; executamos 98,8% do PACD – Plano Anual de Capacitação e Desenvolvimento e quanto ao Edifício Sede, a obra foi retomada e em cerca de 18 meses, o Tribunal ganhará seu novo espaço,, entre outros feitos que em comunhão com a corte, conseguimos realizar”, resumiu o desembargador.

Em seguida, a desembargadora Maria Zeneide Bezerra prestou compromisso, assinou termo de posse como presidente do Regional e no seu discurso falou de sua trajetória de luta, dos desafios e conquistas; fez uma prestação de contas de sua atuação enquanto corregedora eleitoral no último ano, quando entre outras realizações implantou a correição virtual, finalizou a elaboração das rotinas cartorárias e realizou o 36º Encontro do Colégio de Corregedores, evento em que tribunais de todo o Brasil discutiram melhorias para a justiça eleitoral.

Ratificando o discurso do procurador regional eleitoral, Gilberto Barroso, que destacou “a inversão das funções, em profunda harmonia e companheirismo”, a nova presidente sintetiza em seu plano de  gestão a continuidade do trabalho desenvolvido pelo desembargador Virgílio Macedo e que fará uma administração baseada em três pilares: fortalecimento da política institucional, interiorização da atuação do TRE-RN e ampliação das políticas socioculturais, ambientais e de comunicação do Tribunal.

“No âmbito do fortalecimento da política institucional são minhas prioridades a finalização da construção do prédio-sede, a organização das eleições municipais, a realização contínua de capacitação de magistrados e servidores e o prosseguimento da implantação do cadastro biométrico. Conto com a ajuda de todos para que o idealizado seja realização no final de nossa gestão”, enfatizou a desembargadora Zeneide Bezerra. 

Em nome da Corte eleitoral, o juiz Sérgio Maia saudou a nova presidente, destacando suas vitórias, resultado de muitas superações, inabalável persistência, a dedicação incondicional aos estudos e a dose certa de humildade: “Maria Zeneide Bezerra é uma mulher nascida pra transformar, aquela que também por vezes provoca espanto nas mentes acostumadas ao trivial, que em sua multiplicidade de ações e gestos transcende a figura da magistrada, tem como seu legado o amor pelo educar e nos ensina através da grandeza de suas atitudes a sermos maiores do que os cargos que ocupamos.”

A sessão de posse foi prestigiada pelos representantes dos três poderes: executivo, legislativo e judiciário, pelos comandantes das Forças Armadas, magistrados, deputados, prefeitos e vereadores de inúmeros municípios, familiares e amigos que lotaram o Cine Teatro Municipal de Parnamirim, recebidos pela Banda de Música da Base Aérea de Natal e pela Orquestra Sanfônica do Museu do Vaqueiro que, também, acompanhou a cantora Sandra Belê na execução do hino nacional.

Durante todo o discurso de posse da desembargadora, ela foi acompanhada pelo som do violão de Saulo Falcão e o cavaquinho de João Henrique, ambos servidores efetivos do TRE-RN e, ao final da cerimônia, os artistas populares de Parnamirim prestaram uma homenagem à filha da terra com uma apresentação teatral contando, em versos e prosa, um resumo da vida da desembargadora, na seqüência um grupo de bailarinas dançaram ao som de “Pau de Arara” de Luiz Gonzaga, na voz da cantora paraibana Sandra Belê, acompanhada da orquestra sanfônica do Museu do Vaqueiro.

 

Missa em Ação de Graças

Na manhã da sexta-feira (28), antecedendo a sessão solene de posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral do RN, foi realizada missa em ação de graças na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada no centro de Parnamirim, terra natal da desembargadora Zeneide Bezerra.

A liturgia celebrada pelo padre Anrônio Murilo de Paiva, tendo como concelebrantes os padres Bianor Francisco de Lima Júnior, Alberto Carneiro da Silva, Francisco de Assis de Melo Barbosa e o Diácono Carlos José dos Santos teve na procissão de entrada, nas orações da assembléia e no ofertório, a participação dos filhos, netos, bisneto e sobrinhos da magistrada.

Na procissão de entrada, além da imagem de Nossa Senhora, dos celebrantes e da desembargadora acompanhada pela sua mãe, Estefânia da Silva  e pelo seu marido, Eriberto Escolástico, foram conduzidas ao altar fotos da Base Aérea de Natal e da casa onde nasceu, localizada nas dependências da Base e no ofertório as homenagens continuaram à justiça, à sua cidade natal (Parnamirim) e à Base Aérea com a entrada do seu atual Comandante, levando o capacete de aviador.

Presentes à missa, além do desembargador Virgílio Macedo, também homenageado na fala da, agora, presidente do Regional Eleitoral, membros da Corte Eleitoral, diretora geral, secretários e servidores do TER-RN, desembargadores do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Mário Deviene (TJSP), presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais, senador Garibaldi Alves, magistrados, prefeito de Parnamirim, vereadores, secretários municipais, amigos e familiares.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido