“TRE NO OUTUBRO ROSA” – um mês para lembrar o ano inteiro

“TRE NO OUTUBRO ROSA” – um mês para lembrar o ano inteiro

         O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. Para alertar a população, especialmente as mulheres sobre as formas de prevenir e diagnosticar, na década de 1990 nasce nos Estados Unidos o movimento “OUTUBRO ROSA” conhecido e disseminado por inúmeros países.

         Com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama, instituições das mais diversas, públicas, privadas e de terceiro setor participam do movimento, promovendo espaços de discussão sobre o controle do câncer de mama, divulgando e disponibilizando seus materiais informativos, trazendo qualidade para o debate, tanto para os profissionais de saúde quanto para a sociedade.

A campanha “TRE NO OUTUBRO ROSA” têm como objetivos:

         Despertar seu público interno e a sociedade em geral sobre as formas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce;
Abordar mitos e verdades sobre prevenção e detecção precoce da doença;
Informar sobre benefícios e riscos da mamografia de rastreamento, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.

        Neste mês de Outubro, o Regional Eleitoral, através da Secretaria de Gestão de Pessoas e suas Seções de Assistência Médica e Saúde Ocupacional (SAMS) e de Conservação Predial (SCP) junto com a Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT) programaram várias atividades alusivas ao tema:

- Distribuição de laços rosa e folders informativos;
- Veiculação de cartazes;
- Exposição “A mulher e o Câncer de mama no Brasil”, produzida e cedida ao TRE-RN pelo INCA que ficará durante todo o mês de outubro na sede do TRE-RN
- Viabilização de mamografias para servidoras terceirizadas, através de parceria com o projeto REVIVER;
- Palestra com mastologista e peça teatral sobre a temática, para servidoras do TRE-RN, articuladas em parceria com a associação dos mastologistas e a UFRN.

Dentro da proposta da atual gestão do TRE-RN, da realização de ações de socioculturais e pedagógicas junto à sociedade, ainda neste mês de Outubro, serão realizadas:

- Ação “Outubro das Crianças” em prol da Casa de Apoio Durval Paiva com a visita a Casa e a realização de uma tarde de atividades, distribuição de livros, revistas e brinquedos (doados pelos servidores e magistrados);

- Ação na zona oeste da capital, no bairro de Felipe Camarão, no Núcleo de Amparo ao Menor (NAM), instituição que, somente o ano passado, realizou mais de 45 mil atendimentos às famílias carentes daquela região da cidade e tem como público pais, em sua maioria adolescentes. Esta ação será realizada em parceria com o SESC.
Semana do Servidor, em parceria com a ASSEJERN, com diversas atividades, entre elas, caminhada e café da manhã coletivo no Parque das Dunas para servidores, terceirizados e suas famílias.

Informações do Instituto nacional do Câncer (INCA):

http://www1.inca.gov.br/wcm/outubro-rosa/2014/material-de-campanha.asp

Quais os fatores para o câncer de mama?

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama. Ser mulher e envelhecer são os principais fatores que aumentam o risco.

Fatores ambientais:

• Obesidade, principalmente após a menopausa;

• Sedentarismo (não fazer exercícios);

• Sobrepeso;

• Consumo de bebida alcoólica;

• Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X).     

Fatores hormonais:

• Primeira menstruação (menarca) antes de 12 anos;

• Não ter tido filhos;

• Primeira gravidez após os 30 anos;

• Não ter amamentado;

• Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos;

• Ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos.

Fatores genéticos:

• História familiar de câncer de mama e ovário, principalmente em parentes de primeiro grau antes dos 50 anos;

• Alteração genética;

• A mulher que possui um desses fatores genéticos tem risco elevado para câncer de mama.

A presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que a mulher terá necessariamente a doença. Amamentação, prática de atividade física e alimentação saudável com a manutenção do peso corporal são fatores de proteção e estão associados a um menor risco de desenvolver a doença.

 

Informações do Instituto nacional do Câncer (INCA):

http://www1.inca.gov.br/wcm/outubro-rosa/2014/material-de-campanha.asp

 

Detecção precoce

É importante que as mulheres, independentemente da idade,  conheçam seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Ao identificarem alterações suspeitas, devem procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional.

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que a mulher faça exames de rotina de acordo com a sua idade. Esses exames podem ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. No Brasil, as orientações para detecção precoce do câncer de mama são:

Mulheres de 40 a 49 anos

Realizar o exame clínico das mamas anualmente.

Mulheres de 50 a 69 anos

Realizar exame clínico das mamas anualmente e mamografia a cada dois anos.

Mulheres com risco elevado para câncer de mama (caso na família de câncer de mama masculino; ter parente de primeiro grau [mãe, irmã, filha] que teve câncer de mama antes dos 50 anos; parente com câncer de mama bilateral (nas duas mamas) ou no ovário, em qualquer idade), conversar com o seu médico para avaliação do risco e decidir a conduta a ser adotada.

 

Informações do Instituto nacional do Câncer (INCA):

http://www1.inca.gov.br/wcm/outubro-rosa/2014/material-de-campanha.asp

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido