Novos gestores do TSE reúnem diretores de todos os Regionais

Novos gestores do TSE reúnem diretores de todos os Regionais

Aconteceu nesta quarta-feira (24), em Brasília, no Tribunal Superior Eleitoral, o encontro nacional dos diretores-gerais. Na reunião, esteve presente a diretora-geral do TRE-RN, Ana Esmera Pimentel da Fonseca.

O objetivo do encontro foi trazer à discussão algumas questões, entre elas: contratos técnicos de urnas; logística sobre as urnas; quantitativos e datas; andamento do Programa Eleição 2016; aplicativos para smartphones, treinamentos (EAD), simulados, orçamento eleições 2016; período eleitoral reduzido; novo planejamento e orçamento relacionado a biometria; entre outros assuntos. 

Antecedendo a reunião dos Diretores, na noite de terça-feira (24), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, lançou o projeto “Começar de Novo” no âmbito da Justiça Eleitoral (JE).

 

A iniciativa, criada em 2009, durante a gestão do ministro como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) consiste na contratação de trabalhadores inseridos ou egressos do sistema prisional.

“O objetivo é realmente chamar a atenção para a possibilidade da reinserção, de melhorar a relação com egressos do sistema prisional ou com aqueles que cumprem penas, mas já estão em condições de passar por um processo de reeducação”, explicou o presidente do TSE.

O ministro lembrou que no Brasil, atualmente, existem cerca de 700 mil pessoas presas, sendo que dessas a metade é de presos provisórios. “Se as estatísticas estiverem certas, o Brasil tem hoje as maiores taxas de reincidência do mundo, entre 70 e 80 por cento”.

Sobre a reinserção dos presos, o ministro disse que o país tem poucos programas voltados a esse objetivo. Para ele “sequer temos um sistema digno desse nome, fora o Começar de Novo, que nos últimos tempos não vem tendo o devido destaque”.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido