Curso sobre gestão de risco e controles internos capacita servidores do TRE RN

Curso sobre gestão de risco e controle interno capacita servidores do TRE RN

O TRE-RN realiza até esta sexta-feira  (11) o curso “Gestão de riscos e controles internos” no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE). A capacitação, que começou na última quarta-feira, é ministrada pelo auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU) de Brasília, Marcelo Eira, e ocorre nos turnos manhã e tarde, com carga horária de 24 hrs/aula.

O evento  é destinado a um público interno do TRE, formado por cerca de 30 gestores de alto nível de diferentes setores da instituição, que compõem o núcleo estratégico do tribunal.

O objetivo do curso é a implementação da gestão de riscos, capacitando os tomadores de decisões, a fim de que o TRE-RN possa desenvolver capacidade de conhecer, medir, avaliar e responder adequadamente aos riscos que se apresentam nas diversas atividades desempenhadas. O conteúdo inclui ênfase no monitoramento e gestão de riscos, nas características da governança, transparência de dados e na avaliação de sistemas de controles internos, bem como implantação de sistemas de gestão de riscos.

Marcelo Eira diz que a gestão de riscos é estruturante para a boa governança e explica que o curso, além de expor aspectos teóricos de forma dialogada, promove atividades práticas que possibilitam aos participantes aplicarem o conteúdo diretamente às suas respectivas áreas de atuação.

A escolha do tema, como explica a servidora da ASPLAN, Maria Ruth Holanda, se deu por ser uma matéria atualmente muito cobrada pelos órgãos de controle externo, como o TCU e o CNJ, a fim de aprimorar os trabalhos na gestão dos processos mais críticos do tribunal.

Para Andréa Campos, diretora geral do TRE RN, o curso vai capacitar os integrantes a mapear os riscos e empreender esforços para manter a imagem do TRE na sociedade. Ela destacou positivamente a metodologia do curso em também debater fatos reais que aconteceram com o tribunal e discutir se os procedimentos adotados foram apropriados ou não e qual seria a melhor forma de gerenciar cada caso.

De 16 a 18 de novembro, o mesmo curso será realizado com uma segunda turma, com previsão de 45 participantes integrantes do núcleo tático-operacional do TRE RN (coordenadores e chefes de seção).

icone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Icone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido