Centro de Memória do TRE-RN realiza exposição em homenagem ao Dia Internacional dos Museus

Centro de Memória do TRE-RN realiza exposição em homenagem ao Dia Internacional dos Museus

Nesta quinta-feira (18) é celebrado do Dia Internacional dos Museus e, em comemoração a esta data, o Centro de Memória Professor Tarcísio Medeiros do TRE-RN participa, pela primeira vez, da 15ª Semana Nacional de Museus com a exposição "O Estado Novo e o silenciamento da Justiça Eleitoral".

A exposição acontece na sede do TRE-RN, localizada na Praça André de Alburquerque, 534, Centro, Natal-RN, e segue até 24 de maio. Logo após, ficará aberta para visitação no Fórum Eleitoral de Natal, situada na Av. Zacarias Monteiro, s/n, Tirol, entre os dias 25 e 30 de maio.

O público interno e visitantes poderão conhecer um pouco da história da Justiça Eleitoral no período que ela foi ignorada pelo Estado Novo (1937 a 1945) por meio de recortes de jornais antigos, peças do acervo da época e banners. Também será distribuído um jornal para os visitantes contendo informações acerca desse período de silenciamento.

 "Os visitantes poderão ver uma cópia do Decreto que instituiu o Código Eleitoral e a Constituição Federal que extinguiu a Justiça Eleitoral, vindo a ser restabelecida em 28 de maio de 1945", comenta Ana Paula Vasconcelos, bibliotecária e responsável pelo Centro de Memória do TRE-RN.

Na próxima semana, cartilha e histórias em quadrinhos ficarão disponíveis no site do TRE-RN para facilitar a compreensão da história. Para concretizar a exposição, o TRE-RN trabalhou em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), que também abordará a mesma temática definida em parceria.

A iniciativa da exposição é do Centro de Memória Professor Tarcísio Medeiros do TRE-RN que faz parte da Seção de Biblioteca e Editoração (SBE), subordinada à Secretaria Judiciária (SJ).

Semana Nacional dos Museus

A Semana Nacional de Museus é um evento anual criado pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) e tem o apoio do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Na 15ª edição, o tema escolhido para esse ano foi "Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus".

O evento mobiliza mais de mil museus de todo o país, oferecendo uma programação diversificada composta por exposições, oficinas, entre outras atividades.

 

 

Últimas notícias postadas

Recentes