Centro de Memória do TRE-RN estará na 15ª Semana de Museus

Centro de Memória do TRE-RN estará na 15ª Semana de Museus

No dia 18 de maio comemora-se o Dia Internacional de Museus. Para celebrar esta data, o Centro de Memória Professor Tarcísio Medeiros do TRE-RN participará, pela primeira vez, da 15ª Semana Nacional de Museus, que acontecerá entre os dias 15 e 21 de maio de 2017. O tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) foi " Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus". "Nós não tínhamos participado de outras edições porque os temas propostos pelo ICOM não se enquadravam com o nosso Centro de Memória", justifica Ana Paula Vasconcelos, bibliotecária e responsável pelo Centro de Memória do TRE-RN.

Sabendo do tema proposto pelo ICOM, o Centro de Memória do TRE-CE e o Centro de Memória do TRE-RN se articularam e criaram a exposição, " O Estado Novo e o silenciamento da Justiça Eleitoral", cujo intuito é mostrar um pouco da época em que a Justiça Eleitoral foi ignorada pelo Estado Novo. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só foi restabelecido em 28 de maio de 1945, por meio de um Decreto. Os dois TRE's farão a exposição em maio. Enquando isso, eles estão preparando os materiais, como banners e painéis com recortes de jornais da época.

Para compreensão do conteúdo, também estão previstos uma cartilha e história em quadrinhos, que serão disponibilizados no site do TRE-RN. Além disso, será elaborado e distribuído um jornal impresso contendo informações gerais  acerca do evento.

No TRE-RN o evento será estendido até o dia 30 de maio. A abertura da exposição acontecerá na sede do TRE-RN, localizada na Praça André de Alburquerque, 534, Centro, Natal RN, entre os dias 15 e 22 de maio. Em seguida, ficará aberta para visitação no Fórum Eleitoral, situada na Av. Zacarias Monteiro, s/n, Tirol, entre os dias 24 e  30 de maio.

A iniciativa do evento é do Centro de Memória Professor Tarcísio Medeiros do TRE-RN que  faz parte da Seção de Biblioteca e Editoração (SBE), subordinada à Secretaria Judiciária. 

A Semana Nacional de Museus

A Semana Nacional de Museus é evento anual  criado pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) e tem o apoio do Instituto Brasileiro de Museus ( IBRAM). Neste ano, na 15ª edição, 3.079 eventos acontecem em todo o Brasil, com programações em 1.070 museus e instituições de memória localizadas em 485 cidades e 26 estados. O evento, além de valorizar a cultura, possibilita o acesso aos museus em todo o país. 

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido