TRE-RN lança o Programa de Educação Político-Participativa (PEPP) nesta sexta-feira (17)

TRE-RN lança o Programa de Educação Político-Participativa (PEPP) nesta sexta-feira (17)

TRE-RN lança o Programa de Educação Político-Participativa (PEPP) nesta sexta-feira (17)

Na manhã desta sexta-feira(17), no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), por meio da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Norte (EJE-RN), lançou o Programa de Educação Político-Participativa (PEPP), que tem como finalidade a formação política da cidadania, voltada ao cumprimento dos principais objetivos das democracias Participativa e Deliberativa.

O Presidente do TRE-RN, Desembargador Dilermando Mota, abriu o evento ao lado de outras autoridades que compuseram à mesa: O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Desembargador Gilson Barbosa, o Diretor da EJE-RN, Juiz Ricardo Tinoco de Góes, O juiz titular da 2ª zona eleitoral, Agenor Fernandes e a Diretora-geral do Regional Potiguar, Andréa Campos. Em seguida, o Diretor da EJE-RN, Ricardo Tinoco, apresentou o programa ao público presente composto por servidores, autoridades e membros do Comitê de Articulação Cidadã, criado para atuar no bairro das Quintas junto à comunidade.

Em entrevista, o Diretor da EJE-RN reforçou a finalidade do PEPP: "O propósito do programa é a formação política da cidadania para que eles (os moradores) se reconheçam como pessoas capazes de participar desse processo de construção da opinião pública. A formação dessa opinião deve ser livre, democrática, prática, participativa e inclusiva. A sociedade precisa entender que ela é a protagonista desse processo", explicou.

O Presidente do TRE-RN, Desembargador Dilermando Mota, parabenizou a todos os envolvidos pela iniciativa e se prontificou em ajudar o projeto-piloto do TRE-RN: " A EJE-RN terá todo o apoio durante a minha gestão. Gosto muito do trabalho comunitário e quero, mais adiante, visitar o bairro das Quintas", declarou o presidente. Ele ainda se mostrou muito entusiasmado com o programa: "O programa tem tudo a ver com esse presidente desta Casa, e mais ainda com a minha gestão", disse. 

Membro do Comitê e morador do bairro das Quintas, Vanderson Gomes, contou como surgiu o convite para fazer parte do projeto-piloto: " Foi com muita felicidade que nós recebemos essa proposta da EJE-RN neste ano durante o evento em comemoração do Tricentenário do bairro das Quintas. Nós estreitamos os laços com o TRE-RN neste ano e durante as atividades do bairro surgiu a proposta de implantação do PEPP.  Ele ainda acrescentou: "  O projeto vai contribuir para a formação cidadã dos moradores para que no dia a dia possamos nos engajar mais e lutar por melhorias na nossa comunidade. Estamos com a perspectiva que a comunidade se envolva nesse programa." finalizou o membro do comitê do projeto.

Ao final, o desembargador Dilermando Mota, presidente deste Regional Potiguar, agradeceu o empenho do diretor da EJE-RN, Ricardo Tinoco, que ele considera um juiz comprometido e muito preparado tocar o programa recém-lançado.

Conheça o PEPP

O PEPP é um projeto-piloto que será implementado, inicialmente, junto à comunidade do bairro das Quintas, em Natal, com a primeira rodada de reunião agendada para acorrer entre os dias 11 e 15 de dezembro de 2017, na Escola Municipal Ferreira Itajubá, Natal RN. 

Em sua primeira fase estará voltado ao recrutamento espontâneo de pessoas dos mais diversos segmentos sociais, a fim de constituírem o Comitê de Articulação Cidadã, destinado a promover a discussão pública comunitária em torno das grandes questões locais, do bairro ou da comunidade a que pertencem. Para fomentar o debate público, no período de um ano o Comitê promoverá uma pauta de reuniões comunitárias para difundir os propósitos do projeto da EJE-RN.

 

icone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Icone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido