Presidente do COPTREL, Márcio Vidal pede aos presidentes dos TREs a união de forças para aprimorar o sistema judicial eleitoral do Brasil

O pedido foi feito na noite de quinta-feira (13/04), durante a abertura do 72º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL)

Coptrel Presidente

"Temos que, conjuntamente, dialogar sobre as questões da cidadania, da política e da democracia verdadeira, substancial e não apenas formal, para ações idealizadoras com um fim único, pois, como conviventes de um mesmo sistema legal, biológico e físico, haveremos de unir forças e cooperar com o aprimoramento do sistema judicial eleitoral deste nosso Brasil", esse foi o pedido feito pelo presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do país, desembargador Márcio Vidal, a todos os presidentes dos TREs.

O pedido foi feito na noite de quinta-feira (13/04), durante a abertura do 72º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL), que acontece em Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul. Presidentes de todos os TREs do país estão reunidos para discutir assuntos de interesse da Justiça Eleitoral.

"O momento atual, especialmente preocupante, às vésperas de um processo eleitoral majoritário, tem sua marca e este revela-se um local inspirador para decisões na direção de resguardar os ideais republicanos, as conquistas do Estado Democrático de Direito, na salvaguarda e na garantia dos direitos sociais e políticos, consagrados na Constituição Cidadã, de 1988", ressaltou o desembargador Márcio Vidal.

Programação:

Na quinta-feira (12/04), durante o dia, Diretores Gerais e autoridades das áreas da Comunicação e de Tecnologia da Informação participaram de reuniões segmentadas. Também foi criado um grupo de discussão para tratar da proposta de atualização do Código Eleitoral - o atual é de 1965. O objetivo é consolidar as legislações eleitorais, que se encontram, em sua maioria, de forma esparsa.

"Minha preocupação é que haja integração e cooperação das áreas que são importantes para a administração dos Tribunais Regionais Eleitorais, como a Diretoria Geral, a Secretaria de Tecnologia e Informação, a Comunicação e a Escola Judiciária Eleitoral. Por isso, o COPTREL criou com a diretoria e com aval dos presidentes, essas quatro áreas de discussões e assim, de forma cooperativa e integrativa, tenhamos realmente ações que venham consolidar o fortalecimento da Justiça Eleitoral", explicou o desembargador Márcio Vidal.

A abertura oficial do 72º Encontro do COPTREL ocorreu na noite de quinta-feira (12/04). Após, os presidentes assistiram duas palestras: "Tendências de tecnologia e inovação para o Poder Judiciário" e "Identidade Civil Nacional".

No decorrer desta sexta-feira (13/04), haverá a apresentação dos trabalhos  consolidados pelos Comitês da Comunicação, de Tecnologia da Informação, da Escola Judiciária Eleitoral e da Comissão do Anteprojeto ao Código Eleitoral. Outros assuntos de interesse geral do COPTREL também serão discutidos pelos participantes. No final, será lavrada a Ata e Carta, a qual contém a conclusão dos trabalhos, bem como informações relevantes sobre o processo eleitoral e administrativo dos TREs.

FONTE: Jornalista Andréa Martins Oliveira

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido