Sistema DivulgaCandContas do TSE atualiza diariamente dados sobre candidaturas e prestação de contas eleitorais

Mecanismo representa um importante elemento de transparência para as eleições gerais de 2018

Ferramenta representa um importante elemento de transparência para às eleições gerais de 2018

Com o objetivo de oferecer mais segurança e transparência ao processo eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza no site o sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais (DivulgaCandContas). Através do sistema o eleitor pode localizar informações sobre os candidatos que vão participar das eleições gerais 2018 e que já apresentaram o pedido de registro de candidatura à Justiça Eleitoral. Os 35 partidos políticos do país devem protocolar os requerimentos dos registros dos seus concorrentes até o dia 15 de agosto.

O DivulgaCandContas divulga as candidaturas e as prestações de contas dos candidatos e dos partidos em todo o Brasil. Nele é possível consultar o quantitativo de candidaturas e verificar a situação de cada candidato, assim como todos os seus dados, segundo foram informados à Justiça Eleitoral.

Além disso, o sistema disponibiliza informações das prestações de contas (parcial e/ou final) dos candidatos e partidos com a discriminação dos recursos financeiros, as estimativas em dinheiro arrecadado para financiamento da campanha eleitoral e os gastos realizados, detalhando doadores e fornecedores declarados por candidatos e por partidos políticos. Desse modo, a ferramenta divulga, a partir do envio dos relatórios financeiros informações sobre o financiamento de campanhas.

O mecanismo se traduz em um elemento muito importante para o processo eleitoral, visto que ele promove uma transparência que permite à sociedade exercer o controle sobre os recursos arrecadados e as despesas efetuadas. O sistema está disponível, na internet, à todos os cidadãos. Para acessá-lo, não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário. Os dados exibidos no sistema passam por atualização durante três vezes ao dia (às 08h, 14h e 19h.

CLIQUE AQUI para acessar o sistema DivulgaCandContas.

Últimas notícias postadas

Recentes

Tudo pronto para solenidade de diplomação 2018

Caberá ao presidente do TRE abrir a sessão solene e em seguida solicitar ao cerimonial a formação da mesa oficial da solenidade que será composta por autoridades do Judiciário, Executivo e Legislativo