Começa Curso de Pós-Graduação em TI para servidores e a Residência em TI oferecidos pelo TRE-RN

O grande diferencial desse projeto é que, além da implantação da Residência de TI, será possível também a capacitação de grande número de servidores do TRE-RN e de Órgãos convidados por meio do Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em TI

O grande diferencial desse projeto é que, além da implantação da Residência de TI, será possível...

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) iniciou o Programa de Residência em Tecnologia da Informação, uma iniciativa da Presidência do TRE-RN em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do Instituto Metrópole Digital (IMD). A solenidade de abertura contou com a presença do Presidente do TRE/RN, Desembargador Glauber Rêgo, da Diretora-Geral, Simone Mello, do Secretário de Tecnologia da Informação, Marcos Maia, do Coordenador de Sistemas do TRE/RN, Osmar Ferrnandes, da Secretária Judiciária, Lígia Limeira, da Secretária de Administração e Orçamento, Andréa Campos, da Secretária de Gestão de Pessoas, Maria Teresa Farache Porto, além da participação do Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFRN, prof. Rubens Maribondo do Nascimento, do Diretor Geral do IMD, Jair Leite e do prof. Danilo Curvelo, coordenador da turma de Residência. “Concebemos esse momento antes mesmo de tomarrmos posse na presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. No momento em que estamos impedidos de contratar novos servidores, apostamos na inovação tecnológica para desenvolver ainda mais a Justiça Eleitoral”, disse o presidente Glauber Rêgo ao saudar os alunos inscritos nos cursos.

O grande diferencial desse projeto é que, além da implantação da Residência de TI, será possível também a capacitação de grande número de servidores do TRE-RN e de Órgãos convidados por meio do Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em TI. Com relação às vagas, todas  foram preenchidas e distribuídas da seguinte forma: 

- Alunos de TI da UFRN: 12 alunos vagas (para a Residência)

- Servidores do TRE-RN: 19 vagas 

- Ministério Público Federal: 2 vagas 

- Polícia Militar: 2 vagas

- Corpo de Bombeiros: 1 vaga

- TRT - 21ª Região: 2 vagas

- Justiça Federal – RN: 2 vagas

A ação tem o propósito de fomentar a área de TI da Justiça Eleitoral através da inclusão de atividades de inovação tecnológica, além de inserir alunos residentes da UFRN em ambientes e projetos reais de TI, contribuindo com o fortalecimento desta área estratégica, ao passo que promove o desenvolvimento de mão de obra qualificada, ampliando o pólo de TI do RN.Quanto ao Curso de Pós-Graduação, os servidores do TRE-RN poderão se especializar em duas grandes áreas: Desenvolvimento de Software com ênfase em Business Inteligence e Analytics, e Redes e Infraestrutura. Isso possibilitará a criação de diversos projetos ao longo do curso, proporcionando melhorias em diversas áreas da prestação de serviços da Justiça Eleitoral do estado.

Ao longo do projeto, que tem duração de 18 meses, as práticas de Residência ocorrerão de segunda a quinta-feira, no próprio TRE-RN, com o objetivo de que os alunos da UFRN possam aprender e trocar experiências com os servidores da área de Tecnologia da Informação, no próprio ambiente de trabalho da Justiça Eleitoral. Além disso, toda sexta-feira, das 13h às 19h, ocorrerão aulas teóricas e laboratoriais na UFRN para os servidores do TRE-RN e de órgãos convidados, bem como para os bolsistas residentes, voltadas para a capacitação. 

Os recursos financeiros para a execução do projeto foram repassados pelo TRE-RN à UFRN mediante Termo de Execução Descentralizada assinado em outubro deste ano pelo presidente do TRE-RN, Glauber Rêgo e pelo o Vice-Reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo.

 

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido