Justiça Eleitoral potiguar comemora 73 anos de reinstalação

A data marca o retorno das funções eleitorais após o Estado Novo (1945)

Justiça Eleitoral potiguar comemora 73 anos de reinstalação

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) celebra nesta terça-feira (12) os 73 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral. A data marca o retorno das funções eleitorais após o Estado Novo (1945).

Com a saída de Getúlio Vargas do poder, em 1945, a Justiça Eleitoral encontrou um novo caminho. O Código Eleitoral de 1932 foi reformulado e novas eleições para presidente da República e Congresso Eleitoral foram realizadas. Naquele mesmo ano, o TRE-RN foi provisoriamente instalado no Tribunal de Apelação do Estado, atual Tribunal de Justiça.

Durante esses 73 anos, o Regional eleitoral ganhou sua própria sede, Fórum Eleitoral e Centro de Operações, urnas de madeira deram lugar às urnas eletrônicas, a identificação manual do eleitor deu lugar à biometria, novas zonas eleitorais foram criadas e o processo eleitoral se tornou mais transparente. Ganharam, assim, eleitor e democracia: cada vez mais fortalecidos em seu papel.

Novo endereço do TRE-RN

Em 2018, a sede do TRE-RN mudou de endereço. Com um prédio recém-construído, a Secretaria da Justiça Eleitoral potiguar passa a funcionar na Av. Rui Barbosa, nº 215, bairro Tirol. As instalações modernas possibilitam aos servidores e ao público externo um ambiente mais agradável e de fácil acesso. A construção do prédio durou 14 anos e contou com a colaboração de diversos setores do TRE-RN, que se empenharam para que esse objetivo pudesse ser alcançado ainda este ano. Com o fim do processo de mudança, a nova sede torna-se uma etapa importante na história dos 73 anos da Justiça Eleitoral potiguar.

Últimas notícias postadas

Recentes