Presidentes do TREs reunidos hoje em Brasília

Carta à Nação Brasileira reafirma a "total integridade e confiabilidade" das urnas eletrônicas e do processo eleitoral.

Presidentes do TREs reunidos hoje em Brasília

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, e os presidentes dos tribunais regionais eleitorais (TREs) participaram de reunião hoje, em Brasília, para analisar o atual momento que antecede as eleições do domingo, dia 28, e as providências que estão sendo adotadas para que tudo ocorra mais uma vez com tranquilidade. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, desembargador Glauber Rêgo, participou da reunião e assinou o documento intitulado Carta à Nação Brasileira com o objetivo de reafirmar a "total integridade e confiabilidade" das urnas eletrônicas e do processo eleitoral.

Faltando seis dias do segundo turno, os magistrados conclamam a sociedade a atuar em favor do “Estado Democrático de Direito, com respeito às instituições, dentre as quais a Justiça Eleitoral, que é responsável por assegurar a legitimidade do processo eleitoral”.

O presidente do TRE-RN destacou a importância do encontro para a unificação de posições e ações da Justiça Eleitoral com vistas a eleição do segundo turno. “ Foi uma demonstração de união da Justiça Eleitoral no momento em que nos preparamos para a finalização do processo de escolha do eleitor. Além de tratarmos de soluções para os poucos contratempos encontrados no primeiro turno, ainda tivemos condições de discutir as estratégias para continuarmos combatendo as notícias falsas” disse o presidente. 

Entre as explicações que constam na carta sobre a segurança das urnas, está  a de que o sistema não pode ser invadido e que “não existe a possibilidade da urna eletrônica completar automaticamente o voto do eleitor.

E conclui afirmando que “a Justiça Eleitoral rotineiramente realiza testes e auditorias que comprovam e asseguram a transparência e absoluta confiabilidade do voto eletrônico”, enumerando os testes e instituições que fazem as verificações do sistema, como partidos, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido