EJE-RN participa do VIII Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais

O encontro aconteceu em Brasília/DF, durante os dias 04 e 05 de abril

EJE-RN participa do VIII Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais

Representates do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) estiveram em Brasília para participar do VIII Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais – ENEJE, encontro que reuniu todas as escolas judiciárias do país. O presidente do TRE-RN, Desembargador Glauber Rêgo, o Corregedor Regional Eleitoral, Desembargador Cornélio Alves, e o Chefe de Gabinete da Escola Judiciária Eleitoral do RN, Solon Almeida, estiveram representando o estado potiguar no encontro. Na ocasião, foram apresentadas as principais diretrizes da gestão da Ministra Rosa Weber, atual presidente do TSE. A abertura do evento contou com a presença, compondo a mesa de honra, dos Ministros Roberto Barroso e Edson Fachin, além do Diretor da EJE-TSE, Flávio Pansieri.

Em sua fala, a Ministra Rosa Weber enfatizou a importância do trabalho desenvolvido pelas Escolas Judiciárias Eleitorais, especialmente no campo da formação técnica dos Magistrados e servidores, além dos valiosos projetos ligados à cidadania, ações que contribuirão às Eleições 2020, pois os desafios que estão sendo impostos à Justiça Eleitoral impõem a capacitação dos Juízes e o incremento da presença dos servidores em ações que demonstrem à população a segurança dos sistemas e a imparcialidade do Poder Judiciário. No segundo dia do evento, houve diversas reuniões técnicas com as autoridades e os servidores que coordenam as EJEs de todo o país. O Diretor da EJE-TSE apresentou os principais eixos sobre os quais as Escolas devem trabalhar ao longo de 2019, especialmente a ideia de fortalecer o Sistema EJE, ou seja, o fomento à criação de ações nacionais padronizadas, geradas pelo TSE e que possam ser replicadas por todo o país.

Nesse cenário, inserem-se os projetos Eleitor do Futuro e Governante do Futuro, pensados como ações de cidadania e formações político-pedagógicas não somente idealizadas aos jovens eleitores, mas, especialmente, àqueles que desejem se capacitar para concorrer a um cargo público eletivo. No caso do Governante do Futuro, estão sendo modelados dois cursos: “Atuação Legislativa” e “Gestão Pública”. O modelo apresentado pelo TSE conta com videoaulas, montadas em plataformas online, mas cuja certificação será feita através da aplicação de provas presenciais com todos os participantes dos cursos que serão ofertados. Aos Magistrados, por sua vez, serão disponibilizados também cursos em EAD, já objetivando a atualização na base normativa que estará vigente no período das Eleições Municipais de 2020.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido