Educação financeira é discutida em Programa de Educação para Aposentadoria do TRE/RN

A programação contou com palestras, convidados especiais, exposição e até peça teatral

Educação financeira é discutida em Programa de Educação para Aposentadoria do TRE/RN

Educação financeira foi tema de programação no TRE/RN. Ocorreu nesta segunda-feira (12), uma tarde de atividades do Programa de Educação para Aposentaria, o Terceiro Turno – Edição 2019. Com palestras, convidados especiais e até peça teatral, os servidores puderam entender um pouco mais sobre a importância da educação financeira e da preparação para aposentadoria.

O Programa de Educação para Aposentadoria é conduzido pela Seção de Gestão de Benefícios/COBEP/SGP e conta com o apoio da Comissão de Qualidade de Vida. De acordo com o servidor Marcelo Dantas, o objetivo do programa é despertar uma reflexão nas pessoas sobre essa fase de transição da vida laboral para uma vida pós-laboral e ainda levantar discussão sobre as práticas financeiras e como elas influenciam no que imaginamos ser uma aposentadoria satisfatória.

Após apresentação, realizada pela secretária de gestão de pessoas Teresa Farache, o público presente se divertiu com uma peça teatral desenvolvida e encenada com servidores da casa sobre a importância das escolhas, da educação financeira e o impacto disso na aposentadoria. “A peça é baseada em um texto de Marta Medeiros, conta a história de uma servidora que está prestes a se aposentar e expõe suas dúvidas sobre o momento de uma maneira cômica. A ideia foi exatamente passar que existe a necessidade de reflexão sobre esse momento de escolha e que é preciso uma preparação para essa nova fase”, afirmou a servidora Carol Villar, que atuou no ato.

Em seguida, aconteceu a palestra “Educação Financeira – Finanças Pessoais e Familiares”, ministrada por Ricardo Valério, que é vice-presidente do Conselho Regional de Economia do Estado do RN – CORECON. Durante o discurso, o economista frisou a importância da educação financeira, a necessidade de observar os comportamentos, de controlar o orçamento e planejar os gastos. “O segredo do sucesso somos nós. O segredo é a gente se planejar, repensar a vida e se reinventar. Para viver uma aposentadoria saudável, é necessário um planejamento financeiro”, afirmou o palestrante ao ser questionado sobre qual o segredo do sucesso financeiro pessoal.

Fechando o evento, os servidores ainda puderam bater um papo sobre novidades do mercado financeiro e investimentos usando o Day Trader com o palestrante Leonardo Medeiros, da empresa FoxTraderX, além de conferir a exposição de produtos e serviços da Laço Corretora de Seguros e Previdência Privada e da Sicredi – Cooperativa de Crédito. No espaço externo ao auditório, os profissionais dispuseram de mesas para atender os funcionários e retirar maiores dúvidas sobre a temática em questão.

O programa segue com programação sobre aposentadoria e abriu inscrições para uma turma de 20 vagas. De acordo com Marcelo Dantas, haverão palestras sobre saúde mental, descoberta do lazer, identidade e perspectiva pós-aposentadoria: “será uma programação mais dinâmica e com um ar mais íntimo, trazendo novas metodologias e envolvendo profissionais de outras áreas; por isso chamamos de oficinas temáticas”. A prioridade é para pessoas que têm direito a aposentadoria ou que vão adquirir esse direito até 2020, mas todos podem se inscrever até o dia 22 de agosto.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido