TRE-RN apresenta ao TRT o seu programa de Residência em TI

O TRT vem analisando a viabilidade de implantar esse mesmo programa em seu tribunal

TRE-RN apresenta ao TRT o seu programa de Residência em TI

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) recebeu nesta semana membros do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para conhecer a Residência em TI que a Justiça Eleitoral promove em parceria com Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O TRT vem analisando a viabilidade de implantar esse mesmo programa em seu tribunal, por isso fez à solicitação ao TRE-RN, que prontamente se dispôs a repassar as informações necessárias.

A reunião, que aconteceu no Gabinete da Direção Geral do TRE, contou com a presença dos seguintes representantes deste Regional Eleitoral: Simone Mello, Diretora Geral do TRE-RN; Arnaud Flor, Assessor Jurídico-Administrativo da Presidência; Carlos Magno, Secretário de Tecnologia Interino do TRE-RN; Osmar Fernandes, Coordenador de Sistemas; e Glauber Raniere Alves, Coordenador de Orçamento e Finanças. Já representando o TRT, estiveram presentes Márcio de Medeiros Dantas, Diretor Geral; Betacele Rego, Assessora Jurídica da Diretoria Geral; Enock de Paiva Cavalcante, Coordenador de Orçamento e Finanças; Marcelo Pinto, Coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação; e Rita de Cássia Mendonça, Coordenadora Administrativa da Escola Judicial.

Na ocasião, o membros do TRE esclareceram as dúvidas quanto à metodologia do programa, a questão orçamentária e jurídica, apresentaram todos agentes envolvidos e suas respectivas funções, bem como explicou o papel dos preceptores. Além disso, evidenciaram todo o processo de implantação do programa na Justiça Eleitoral, destacando os benefícios que esse tipo de parceria traz tanto para o âmbito dos tribunais, quanto para o universo dos estudantes. Aproveitando a oportunidade, os diretores gerais de ambas as instituições ressaltaram a importância dessas iniciativas conjuntas entre os tribunais e estabeleceram a possibilidade de realizar futuras parcerias também em outras áreas de atuação.

A Residência em TI funciona no TRE-RN desde dezembro do ano passado e funciona como uma iniciativa da nova presidência que, desde o início de sua gestão, colocou a implantação do programa como uma de suas prioridades.

Saiba mais sobre a Residência em TI

O Programa de Residência em Tecnologia da Informação éuma iniciativa da Presidência do TRE-RN em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do Instituto Metrópole Digital (IMD). O grande diferencial desse projeto é que, além da implantação da Residência de TI, ocorre também a capacitação de grande número de servidores do TRE-RN e de Órgãos convidados por meio do Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em TI.

A ação tem o propósito de fomentar a área de TI da Justiça Eleitoral através da inclusão de atividades de inovação tecnológica, além de inserir alunos residentes da UFRN em ambientes e projetos reais de TI, contribuindo com o fortalecimento desta área estratégica, ao passo que promove o desenvolvimento de mão de obra qualificada, ampliando o pólo de TI do RN.

Quanto aoCurso de Pós-Graduação, os servidores do TRE-RN podem se especializar em duas grandes áreas: Desenvolvimento de Software com ênfase em Business Inteligence e Analytics, e Redes e Infraestrutura. Isso possibilita a criação de diversos projetos ao longo do curso, proporcionando melhorias em diversas áreas da prestação de serviços da Justiça Eleitoral do estado.

O projeto tem duração de 18 meses e as práticas de Residência ocorrem de segunda a quinta-feira, no próprio TRE-RN, com o objetivo de que os alunos da UFRN possam aprender e trocar experiências com os servidores da área de Tecnologia da Informação, no próprio ambiente de trabalho da Justiça Eleitoral. Além disso, toda sexta-feira, das 13h às 19h, ocorrem aulas teóricas e laboratoriais na UFRN para os servidores do TRE-RN e de órgãos convidados, bem como para os bolsistas residentes, voltadas para a capacitação.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido