Primeira professora com Síndrome de Down do país faz palestra no TRE-RN

“Educação inclusiva e a valorização do professor” foram temas da apresentação da palestra de Débora

“Educação inclusiva e a valorização do professor” foram temas da apresentação da palestra de Débora

O plenário do Tribunal Regional Eleitoral ficou lotado durante a palestra de Débora Seabra, primeira professora com síndrome de down do país e um dos maiores nomes da área de educação quando o assunto é inclusão. Débora foi convidada para bater um papo no TRE dentro das comemorações do dia do servidor, evento realizado pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão.

“Educação inclusiva e a valorização do professor” foram temas da apresentação da palestra de Débora. O desembargador Glauber Rêgo, a juíza Adriana Cavalcanti Magalhães e dezenas de servidores aplaudiram Débora de pé após a apresentação.

Coube a servidora Fátima Guimarães fazer a saudação a Débora em forma de cordel. “Sua luta não para/sempre ao lado da inclusão/ apaixonada por cultura e arte/ com potencial de educação/ escritora /ativista e atriz/ uma professora bem feliz/ que nos enche de emoção.

Débora Seabra destacou a importância da legislação para a construção de um país inclusivo. “Eu vim falar para todos sobre inclusão, sobre o direito das pessoas com deficiência e a importância das leis para isso. Eu vim compartilhar a minha experiência enquanto professora com Síndrome de Down. A inclusão nada mais é que participar de tudo, como todos e com todos. Para isso, as leis têm um papel importante. Inclusão não é só incluir, mas estar junto o tempo todo”, afirmou Débora em sua introdução.

Durante a apresentação, a professora falou sobre sua infância e formação, sobre o apoio da família para suas conquistas pessoais, sua carreira profissional e também atividades desenvolvidas atualmente. A todo instante, experiências pessoais e informações jurídicas eram intercaladas para reafirmar a mensagem: é preciso incluir. As leis da Constituição Federal, Convenção Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e Lei Brasileira de Inclusão às Pessoas com Deficiência também foram citadas.

A palestra contou com mais de 100 servidores do TRE/RN e finalizou com a entrega de um buquê de flores e chocolates como forma de homenagem à palestrante. Além dos familiares de Débora, estiveram presentes os secretários, a diretora-geral Simone Mello e o presidente do Tribunal Glauber Rêgo.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido