Roda de Mulheres do TRE-RN em Pau dos Ferros estimulou a participação feminina nas Eleições 2020

O evento foi promovido pela Comissão de Participação Feminina, com o tema “Mulher, a democracia precisa de você”.

Roda de Mulheres do TRE-RN em Pau dos Ferros estimulou a participação feminina nas Eleições 2020

O plenário da Câmara Municipal de Pau dos Ferros recebeu a II Roda de Mulheres do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), evento promovido pela Comissão de Participação Feminina, com o tema “Mulher, a democracia precisa de você”.

O presidente do TRE-RN, desembargador Glauber Rêgo, abriu o evento e ressaltou o a importância da participação feminina. “Queremos aumentar a participação efetiva de mulheres na política. Que elas deixem de figurar apenas como exigência da lei e passem a atuar efetivamente nas Casas Legislativas e no Poder Executivo. Cabe à Justiça Eleitoral criar maneiras para estimular essa participação. Por isso, pensamos em trazer a roda de conversa para Pau dos Ferros”, explicou o presidente Glauber Rêgo.

O evento contou com a participação de prefeitos, vereadores, estudantes, lideranças sindicais, além de representantes de instituições da região oeste, como OAB e Universidades. A desembargadora Zeneide Bezerra, que preside o Comitê de Valorização Feminina no âmbito do Judiciário, o deputado estadual, André Azevedo, e a vereadora de Encanto, Suzy Raquel, também foram algumas das autoridades que prestigiaram o evento. “Gostaria de acrescentar um ponto muito interessante. Durante o período eleitoral, por eu ter 19 anos, sentia uma pressão por ser mulher, por ser jovem. Eu visitada as casas e também sentia um olhar diferenciado das pessoas, porque nós não estamos acostumados a ver uma mulher jovem na política. Muitas das coisas que eu ouvia a respeito da minha idade eram comentários dos próprios candidatos, que diziam eu era muito nova e não tinha capacidade. Porém, sempre fui bastante determinada e, apesar de tudo, fui criando um amor enorme pela política e pela minha missão. A mulher, quando faz aquilo que gosta, incorpora, busca, é detalhista e faz a diferença onde quer que esteja”, comentou a vereadora eleita aos 19 anos.

Participaram da II Roda de Mulheres de Pau dos Ferros a desembargadora Zeneide Bezerra, a advogada Maria Lidiana Dias de Souza, da OAB Subseção de Pau dos Ferros, Maria Rêgo, ex-vice-prefeita, Lígia Limeira, secretária Judiciária do TRE-RN, e Simone Mello, diretora-geral do TRE-RN. Elas estimularam a participação feminina na política, com o foco nas Eleições 2020, discutindo temas palpitantes, como uso do fundo partidário, cotas de mulheres, candidaturas laranjas e espaços conquistados pelas mulheres nas Casas Legislativas da região.

O evento foi encerrado com o plantio de uma muda de Pau Brasil, na praça da matriz de Pau dos Ferros, um símbolo do projeto “Plante a Democracia – o voto é a semente”, promovido pela Justiça Eleitoral potiguar com objetivo de reforçar no cidadão a participação no processo democrático alinhado com a valorização do meio ambiente.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido