12 de julho de 2013 - 11h40
Mais informações sobre o conteúdo Impressão
TRE-RN Biometria

Recadastramento biométrico de Natal começa dia 17

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) inicia, na próxima quarta-feira (17), a terceira etapa do Projeto de Revisão Eleitoral com Coleta Biométrica, que acontecerá até as Eleições 2014. Nesta terceira fase, que vai até 14 de dezembro, serão revisados os eleitores das cinco zonas eleitorais de Natal, atingindo um contingente de pouco mais de 520 mil eleitores.

Serão 4 etapas de cadastramento, seguindo-se, preferencialmente, a data de nascimento do eleitor, conforme quadro abaixo:

 

MÊS DE NASCIMENTO

PERÍODO PREFERENCIAL DA BIOMETRIA

Janeiro, fevereiro e março

17 de julho a 17 de agosto de 2013

Abril, maio e junho

19 de agosto a 14 de setembro de 2013

Julho, agosto e setembro

16 de setembro a 11 de outubro de 2013

Outubro, novembro e dezembro

14 de outubro a 09 de novembro de 2013

 

Os eleitores deverão agendar seus atendimentos através do site www.tre-rn.jus.br ou pelo telefone 3654-5000, este disponível a partir da terça (16).

Para fazer o recadastramento, o eleitor deverá comparecer ao Fórum Eleitoral de Natal, onde estará instalada a central de atendimento, portando documento de identidade com foto, título eleitoral e um comprovante de residência. Não será necessário levar cópia, só os originais.

A estrutura montada pelo TRE funcionará no Fórum Eleitoral, situado à Avenida Rui Barbosa, de segunda a sábado, das 8h às 18h. Serão 107 kits biométricos e mais de 250 servidores e estagiários estarão envolvidos. A Diretora-Geral do TRE-RN, Andréa Campos, lembra que o comparecimento é obrigatório: “O eleitor que não comparecer terá o seu título eleitoral cancelado”.

Até março de 2014, o Rio Grande do Norte completa o projeto de recadastrar por biometria 54 municípios, num total de 1.256.634 eleitores. O objetivo do cadastramento biométrico é garantir um sistema de votação verdadeiramente democrático e seguro. A tecnologia da biometria contribui para a racionalização do processo eleitoral, impedindo fraudes na identificação do eleitor. A meta do TSE é que, em 2018, todos os eleitores brasileiros estejam aptos a votar nas eleições após serem identificados pelas impressões digitais. 

A expectativa é que sejam atendidos, diariamente, 4.000 eleitores, com uma média de tempo de atendimento de 20 minutos inicialmente.

O Presidente do TRE/RN, Desembargador João Rebouças, considera muito importante o recadastramento eleitoral com coleta biométrica, tanto para a classe política como para a Justiça Eleitoral: “O uso da biometria garante uma maior segurança na hora da identificação do eleitor, que não poderá passar por outro na hora de votar, já que cada pessoa tem impressões digitais únicas.”