Centro de Memória Revitalização e Dinamização

O Centro de Memória Prof. Tarcísio Medeiros (CEMEM) entende que sua responsabilidade social é resgatar a memória institucional e divulgar a memória eleitoral; as pesquisas desenvolvidas por sua equipe visa, apresentar a biografia dos Desembargadores que foram Presidentes desta Casa; relatar a evolução das Zonas Eleitorais; apresentar os resultados de eleições; embasar e definir os roteiros das exposições e realizar pesquisas com vistas a publicações de folders, cartilhas e livros sobre temas referentes à Justiça Eleitoral.

Termo de Abertura do Projeto (TAP) (pdf) | Detalhamento do Projeto (pdf)

As ações relativas às exposições permanentes, procuram embasar e definir os roteiros das exposições; dentre as apresentadas atualmente pelo CEMEM, temos:

Este acervo foi adquirido por meio de doação da família de Luísa Alzira Soriano que, buscando manter vivo o sonho da Sra. Ivonilde Soriano - filha de Alzira - de preservar a memória de sua mãe, criou e manteve, com recursos próprios, um Museu Particular na cidade de Lajes, até o dia de sua morte.

Acervo contendo as urnas de madeira, lona e eletrônica que foram utilizadas no Rio Grande do Norte desde as eleições no período do Brasil Imperial.

As ações relativas às exposições temáticas, procuram embasar e definir os roteiros das exposições; dentre as apresentadas atualmente pelo CEMEM, temos:

Banners com os marcos históricos da Justiça Eleitoral no RN apresentada pelo Centro de Memória para comemorar os anos de instalação e reinstalação da Justiça Eleitoral no Estado. Criados, inicialmente, para celebrar os 80 anos da Justiça Eleitoral no RN instalação 1932 | Banner de Abertura reinstalação 1945 .

Exposição Títulos Eleitorais foto1 | foto 2

O acervo do CEMEM possui vários títulos eleitorais de diferentes períodos da história eleitoral do RN. Este acervo foi adquirido por meio de doações.

Acervo contendo as constituições estaduais apresentada pelo Centro de Memória para comemorar o dia da Constituição - 24 de março.

Exposição Presença Feminina no RN banner 1 | banner 2 | Alzira Soriano 1 | Alzira Soriano 2

Pesquisa elaborada para a Comemoração dos 80 anos da Justiça Eleitoral no Brasil , por ter este Estado ter sido pioneiro na aquiescência do voto feminino (Lei Estadual nº 660/1927)

Parceria com a EJE, com o TJ/ESMARN, IFRN dentre outros - para divulgar o Centro de Memória.

Evolução dos Títulos e Urnas Eleitorais; as Mulheres potiguares pioneiras no processo eleitoral.

Instituições que receberam as exposições: IFRN, Escola Clara Camarão , Centro E. Alferes Tiradentes, Casa Saberes, Escola Municipal Laura Maia.

Exposições em Parceria com a ESMARN foto1

Escola Santos Dumond

Exposições Comemorativas

Eventos (dia do Servidor, Lançamento de publicações, posse de membros, dentre outros).

Dia do servidor 2014 - foto 1 | foto 2 | foto 3 | foto 4 | foto 5 | foto 6