Planejamento Estratégico

NEGÓCIO:

O negócio da EJERN consiste em prover a atualização e a especialização em Direito Eleitorala  magistrados e servidores; desenvolver ações institucionais de responsabilidade social e de projetos de educação para a cidadania política; realizar ações de estímulo ao estudo, à discussão, à pesquisa científica em matéria eleitoral; e, ainda, promover a pesquisa e a preservação da memória institucional da Justiça Eleitoral.

 

MISSÃO:

A EJERN possui como missão fortalecer a democracia através do estudo, da pesquisa e da cidadania.

 

VISÃO PARA 2020:

Ser reconhecida pela inovação em ensino, pesquisa e ações de cidadania e pelas boas práticas de governança e gestão.

 

VALORES:

Conjunto de virtudes e crenças que nortearão as ações da EJERN no período em referência. 

  • Ética
  • Transparência
  • Inovação
  • Responsabilidade Social

A análise dos cenários interno e externo tem como finalidade principal facilitar a tomada de decisões na definição das estratégias de negócios. Identificar os fatores internos (pontos fortes e fracos) e externos da organização (oportunidades e ameaças) que impactem – de forma positiva ou negativa – a sua missão e visão. Nesse sentido, foi utilizada a matriz SWOT, que consiste em ferramenta que possibilita definir o conjunto de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças (em inglês, respectivamente: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats).

O quadro que segue apresenta os cenários interno e externo vislumbrados para o biênio 2019-2020, demonstrando certo equilíbrio entre aspectos positivos e negativos que impactam o negócio da EJERN, porém com maior peso nos pontos fortes da organização, os quais merecem ser aproveitados.

(Link para o Diagrama de Análise SWOT)

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS:

Com a finalidade de buscar o alcance da visão estabelecida para 2020, foram definidos 7 (sete) objetivos estratégicos, a seguir detalhados, distribuídos nas dimensões Aprendizagem/Inovação, Processos Internos e Valor para o Cliente.

 

Aprendizagem/Inovação

  • Desenvolver habilidades técnicas e comportamentais: Capacitar a equipe em técnicas de organização e conservação do acervo, atendimento ao cliente, criação de exposições e de gestão de processos e de projetos.
  • Estruturar o acervo museológico: Catalogar, ordenar, e classificar o conjunto de documentos e peças existentes no Centro de Memória, com base nas boas práticas de organização de museus e buscando o aprimoramento dos serviços prestados à sociedade.

 

Processos Internos

  • Aprimorar os processos internos de trabalho: Dar continuidade ao mapeamento e modelagem dos processos e padronizar os modelos de formulários e tipos de respostas aos usuários, mantendo o necessário alinhamento com as políticas e padrões estabelecidos pelo Tribunal.
  • Promover a digitalização da massa documental: Digitalizar o acervo documental existente no Centro de Memória, de forma a possibilitar a disponibilização das formações ao público interessado. Inclui-se aqui, também, o registro fotográfico das peças tridimensionais.
  • Aprimorar a comunicação interna e externa: Disponibilizar, em meios eletrônicos, um maior número de dados e informações de interesse da sociedade e ampliar a divulgação das ações e eventos promovidos pelo NCEM, de forma a contribuir para o aumento de visitantes internos e externos ao acervo existente.

 

Valor para o Cliente

  • Aprimorar o atendimento ao público: Aprimorar as técnicas de atendimento ao visitante e ao demandante de pesquisas, buscando garantir qualidade e celeridade.
  • Satisfazer às demandas da sociedade: Estruturar dados e informações comumente requeridos pelo público, de forma a garantir, previamente, o atendimento das demandas de pesquisa.

 

MAPA ESTRATÉGICO:

O diagrama a seguir consolida o direcionamento estratégico da EJERN para 2019-2020:

(Link para o Mapa Estratégico da EJERN)

 

CADEIA DE VALOR (MACROPROCESSOS):

Na esfera pública, para atender às crescentes demandas da sociedade, o foco é a modernização das organizações e a melhoria de seu desempenho, por meio da utilização de ferramentas de gestão mais eficazes e da racionalização de seus processos de trabalho, motivando, assim, a implantação da gestão por processos nas instituições.

Nesse sentido, buscando a imersão na cultura de gerenciamento de processos organizacionais, em 2019, foi concebida a Cadeia de Valor da EJERN, proporcionando uma visão geral do inter-relacionamento entre seus principais processos de negócio, em busca de geração de valor aos seus clientes, a partir da identificação das demandas (entradas).

(Link para a Cadeia de Valor)