Gestão de Projetos

Logo do Escritório Corporativo de Projetos do TRE/RN

 

As iniciativas elencadas abaixo integram o plano do biênio 2018-2020, sob a gestão dos desembargadores Glauber Antonio Nunes Rêgo e Cornélio Alves de Azevedo Neto, respectivamente Presidente e Vice-Presidente/Corregedor do TRE/RN.

Foi formalizado e aprovado pela Resolução TRE/RN nº 42/2018, em cumprimento ao que determina o art. 20, LIV, do Regimento Interno do TRE/RN, que confere ao Presidente a atribuição de submeter ao Tribunal a aprovação do plano de gestão do respectivo mandato, alinhado ao planejamento estratégico da instituição, visando assegurar a continuidade administrativa.

A sua elaboração tomou por base as diretrizes fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça para o Poder Judiciário e, igualmente, pelo TSE para a Justiça Eleitoral. Contempla projetos inovadores e ações específicas visando dar continuidade a avanços já obtidos em gestões anteriores, neste caso, a partir do aprimoramento ou retomada de iniciativas  existentes.

Clique na iniciativa para obter informações detalhadas e em cronograma geral saber mais sobre o progresso dos projetos e ações institucionais que estão sendo desenvolvidas para o cumprimento do plano de gestão.

ID                          

INICIATIVAS DO PLANO DE GESTÃO 2018-2020

Status atual

Proj 012018

Implantação de usina fotovoltaica

Cronograma geral (Formato PDF) - Atualizado em 25/07/2019

EM EXECUÇÃO 

Proj 022018

Projeto Nova Polis

Cronograma geral (Formato PDF) - Não disponível em razão do status do projeto

SOBRESTADO

Proj 012019

Implantação do Programa Ensino a Distância

Cronograma geral (Formato PDF) - Atualizado em 25/07/2019

EM EXECUÇÃO

Proj 052019

Melhoria dos processos de contratações 

Cronograma geral (Formato PDF) - Atualizado em 24/07/2019

EM EXECUÇÃO

Proj 062019

Implantação do PJe no 1º grau

Cronograma geral (Formato PDF) - Atualizado em 24/07/2019

EM EXECUÇÃO

Proj 072019

Gestão eficiente de resíduos no TRE/RN

Cronograma geral (Formato PDF) - Atualizado em 26/07/2019

EM EXECUÇÃO

Proj 082019

Projeto Tribunal aberto à comunidade

Cronograma geral (Formato PDF) - Não disponível no momento

EM EXECUÇÃO

Proj 092019

Implantação do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio/Emergência

Cronograma geral (Formato PDF) - Não disponível no momento 

EM EXECUÇÃO

Proj 102019

Residência em TIC

Cronograma geral (Formato PDF) - Atualizado em 26/07/2019

EM EXECUÇÃO

Proj 112019

Ampliação do Documento Nacional de Identificação (DNI)

Cronograma geral (Formato PDF) - Não disponível em razão do status do projeto

SOBRESTADO

Proj 122019

Construção de passarela elevada entre o Fórum Eleitoral da capital e a sede do TRE/RN

Cronograma geral (Formato PDF) - Não disponível em razão do status do projeto 

CANCELADO

AIE 012019

Retomada no TRE em Movimento

Cronograma geral (Formato PDF) - Não disponível no momento

CONCLUÍDO

AIE 022019

Regularização do terreno para o novo fórum eleitoral de Mossoró

Cronograma geral (Formato PDF) - Não disponível (a definir com parceiro externo)

EM EXECUÇÃO

AIE 032019

Transmissão das sessões plenárias ao vivo no Youtube

Cronograma geral (Formato PDF) - Atualizado em 26/07/2019

EM EXECUÇÃO

AIE 042019

Revisão da estrutura de governança do TRE/RN

Cronograma geral (Formato PDF) - Atualizado em 24/07/2019

EM EXECUÇÃO

AIE 052019

Implantação a Rede de Cooperação Técnica do Poder Judiciário do RN

Cronograma geral (Formato PDF) - Não disponível no momento

EM EXECUÇÃO

AIE 062019

Implantação de sistema para medição e controle das estatísticas judiciais do PJe

Cronograma geral (Formato PDF) - Não disponível no momento

EM EXECUÇÃO

AIE 072019

Implantação de sistema de sustentações orais por videoconferência

Cronograma geral (Formato PDF) - Atualizado em 24/07/2019

CONCLUÍDO

AIE 082019

Implementação de medidas de redução de consumo (água, papel e copos descartáveis)

Cronograma geral -Copos descartáveis (Formato PDF) - Atualizado em 26/07/2019
Cronograma geral -Água (Formato PDF) - Atualizado em 26/07/2019
Cronograma geral -Papel e impressões (Formato PDF) - Atualizado em 26/07/2019 

EM EXECUÇÃO

 

 

 

 

 

 

Vinculado à Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica/PRES desde a sua criação pela Portaria nº 813/2010-GP, posteriormente revogada pela de nº 142/2017-GP, o Escritório Corporativo de Projetos é responsável pelos seguintes processos de trabalho: 

1) Identificação e desenvolvimento de metodologia de projetos

Atualização permanente sobre as melhores práticas e padrões de gerenciamento de projetos, visando desenvolver metodologia institucional compatível com as características do órgão, adequando-a, quando necessário, para atender às especificidades dos projetos estratégicos a serem monitorados pela unidade.

Atividades realizadas
- Revisar continuadamente a metodologia em gerenciamento de projetos;
- Promover a melhoria contínua do processo de gerenciamento de projetos;
- Propor a atualização e regulamentação de normas relativas à gestão de projetos. 

2) Monitoramento da conformidade dos modelos-padrão de gerenciamento de projetos

Controle da padronização metodológica dos projetos estratégicos, orientando acerca da necessidade de adequações, se for o caso, com vistas a manter a consistência com os objetivos institucionais. 

Atividades realizadas
- Avaliar a conformidade da documentação dos projetos à metodologia ao ser submetida à análise da unidade;
- Recomendar e direcionar a adequação dos modelos-padrão nos casos de desconformidade;
- Orientar sobre o uso das ferramentas e operacionalização dos sistemas corporativos e softwares adotados para documentar os projetos;
- Prestar assessoramento técnico em gestão de projetos. 

3) Gerenciamento do portfólio de projetos estratégicos

Fiscalização do andamento da carteira de projetos, avaliando o seu desempenho, de modo a assegurar a entrega conforme o planejado, sinalizando, quando for necessário, a adoção de medidas corretivas para esse fim, bem como identificando os projetos que não vão conseguir entregar o que foi planejado, passíveis de revisão ou, eventualmente, de cancelamento.  

Atividades realizadas
- Registrar os projetos estratégicos em sistema próprio de gerenciamento;
- Acompanhar a execução dos projetos, identificando aqueles que não vão conseguir entregar o que foi planejado e sinalizando a necessidade de adoção de medidas corretivas ou cancelamento;
- Organizar e manter repositório de lições aprendidas e de melhores práticas em gerenciamento de projetos. 

4) Fomento à cultua de gerenciamento de projetos

Promoção de ações voltadas ao desenvolvimento da cultura de gerenciamento de projetos e à qualificação do corpo funcional no tema, visando aumentar o nível de maturidade da instituição em gestão de projetos. 

Atividades realizadas
- Orientar as unidades quanto às boas práticas em gerenciamento de projetos;
- Promover capacitação interna em gerenciamento de projetos;
- Estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras relacionadas à gestão estratégica.

 

Estrutura funcional do Escritório Corporativo de Projetos/ASPLAN

Responsável: Maria Ruth Bezerra Maia de Hollanda (Assistente III)
Substitutos: Iaperi Gabor Damasceno Árbocz (1º) e Lanna Patrícia da Silva (2º)
Email: escritoriodeprojetos@tre-rn.jus.br
VoIP: (84) 3654-5123

 

A gestão de projetos no âmbito do TRE/RN segue metodologia específica, baseada nas técnicas de gerenciamento do guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK®), e consiste essencialmente em um conjunto de técnicas, regras e métodos orientados para mostrar o que deve ser feito em um projeto.

A primeira versão dessa metodologia foi aprovada em 2010, e aplicada no desenvolvimento de alguns projetos institucionais. Posteriormente, foram identificadas necessidades de ajustes, no intuito de simplificá-la e sedimentar efetivamente a cultura de projetos no Tribunal, de modo a contribuir para padronizar procedimentos, reduzir custos e riscos operacionais, evitar retrabalho, dotar o gestor de maiores subsídios para tomada de decisões estratégicas e compartilhar lições aprendidas para futuros projetos.

A versão atual adicionou novos elementos – fluxos de processo – para facilitar a compreensão da metodologia pelos gerentes de projeto. Com a representação gráfica do processo de trabalho se pretendeu agregar melhorias, que possibilitassem uma maior percepção do detalhamento das fases do projeto para todos os envolvidos, auxiliando na definição das responsabilidades e das entregas e no manuseio da documentação do projeto.

O processo de gerenciamento compreende cinco fases (ciclo de vida do projeto), sistematizadas e sequenciais, cada uma documentada através de formulários específicos. 

Fase 1 - INICIAÇÃO                                                                                                                      

É a primeira fase do projeto, que compreende:

a) Definição do escopo inicial;
b) Comprometimento dos recursos financeiros iniciais;
c) Identificação das partes interessadas internas e externas que vão interagir e influenciar no resultado geral do projeto;
d) Indicação do gerente e da equipe do projeto. 

Termo de Abertura do Projeto (TAP) - Inicia um projeto e onde estão relacionados os requisitos iniciais para atender as necessidades ou expectativas das partes interessadas.

Acesse o formulário TAP(documento editável)

Acesse o fluxograma do processo Iniciação.  

Fase 2 - PLANEJAMENTO                       

É a segunda fase do projeto e consiste em definir os objetivos a serem realizados para o alcance total do escopo e desenvolver o curso de ação necessário para alcançar esses objetivos. 

Plano do Projeto (PP) - Detalha as ações e condições necessárias para realizar o projeto.

Acesse o formulário PP(documento editável)

Acesse o fluxograma do processo Planejamento.

Fase 3 - EXECUÇÃO                              

Consiste nos procedimentos realizados para concluir o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto de forma a cumprir as especificações do projeto. Envolve ainda:

a) Coordenar pessoas e recursos;
b) Integrar e executar as atividades do projeto em conformidade com o plano de gerenciamento.

Acesse o fluxograma do processo Execução.

Fase 4 - CONTROLE                             
Consiste em acompanhar, avaliar e regular o progresso do projeto para atender aos objetivos definidos no plano de gerenciamento. 

Solicitação de Mudança do Projeto (SMP) - Solicita uma ou mais alterações de impacto no projeto.

Acesse o formulário SMP(documento editável)

Acesso fluxograma do processo Controle.

Fase 5 - ENCERRAMENTO                     
Finaliza todas as atividades do projeto, para encerrá-lo formalmente.

Termo de Encerramento do Projeto (TEP) - Formaliza o término do projeto, por cancelamento ou conclusão.
Relatório de Avaliação do Projeto (RAP) - Avalia o desempenho do projeto e registra as lições aprendidas.

Acesse os formulários TEP e RAP(documentos editáveis)

Acesse o fluxograma do processo Encerramento


 

 

 


 

A construção do portifólio de projetos estratégicos anual segue o fluxograma abaixo, que detalha o processo compreendido entre a elaboração dos planos de ação das unidades e a divulgação do rol de projetos a serem executados com base na metodologia institucional.

Os projetos são classificados como estratégicos, conforme critérios de priorização definidos na metodologia respectiva, a partir da avaliação dos seguintes aspectos:

·         Potencial estratégico
·         Vinculação com o processo eleitoral
·         Determinação legal
·         Complexidade
·         Abrangência de resultados
·         Situação orçamentária
·         Impacto por não fazer
·         Custo envolvido
·         Compromisso institucional