Serviços de comunicação em linguagem acessível

Preocupado com a inclusão digital e social do cidadão com deficiência auditiva ou visual, seja ela total ou parcial, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte oferece no site um software capaz de auxiliar o áudio de textos em língua portuguesa, bem como a tradução desses textos para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). 
Além disso, o TRE-RN oferece a tradução em libras de todo o conteúdo do programa Justiça Eleitoral na TV, que vai ao ar semanalmente nas TVs Câmara de Natal e TV Assembleia do Rio Grande do Norte. Ao acessar o link https://www.youtube.com/user/justicaeleitoralrn o cidadão pode acompanhar todo o conteúdo com a respectiva tradução. 
Outro avanço presente no site é a implantação da  inteligência artificial.  Rybená, personagem digital, auxilia todo o processo de  inclusão seja para as pessoas com deficiência ou com baixa alfabetização como idosos e disléxicos, entre outros. 

Como pedir ajuda
- Ao acessar o site o cidadão procura a parte superior da  tela do computador e clica nos  ícones de acessibilidade representados por mãos e um rosto de perfil. 
- Feito isso, basta selecionar o texto que deseja ler e definir a tradução por Libras ou pela leitura mediante voz, apresentada por Rybená, a personagem virtual. 
A ferramenta Rybená está fazendo sucesso. Ela foi criada pela Justiça Eleitoral obedecendo os  padrões de acessibilidade adotados na administração pública, presentes no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG). 

Acesse Justiça Eleitoral na TV com tradução em Libras 
https://www.youtube.com/user/justicaeleitoralrn