Auditoria Interna

 

APRESENTAÇÃO 

 

                A missão do Tribunal de Contas da União é aprimorar a Administração Pública em benefício da sociedade por meio do controle externo.

                 A exemplo do TCU - cujas diretrizes são o referencial de identidade do Controle Interno - é nossa MISSÃO promover o aperfeiçoamento da governança e gestão da Administração, mediante o fortalecimento dos mecanismos de controles administrativos, estimulando a qualificação profissional do servidor e a uniformidade de linguagem e propósitos das unidades em atuação coordenada para bem cumprir os objetivos estratégicos do TRE/RN.

                  Dentre os cuidados que a CCIA deve ter destaca-se o de garantir que a Administração paute sua atuação em respeito à Segregação de Funções de modo a evitar a realização de funções incompatíveis pela mesma pessoa e/ou setor, assegurando a existência de revisões efetivas do trabalho realizado e impedindo a ocorrência de erro ou fraude ou a possibilidade destes serem ocultados. Ao final, reduz os riscos de ações indesejadas e erros humanos.

                    Nossa atuação está diretamente ligada à gestão de riscos.

                    A preocupação com a valorização dos servidores de todo o Tribunal por meio da melhoria de sua qualificação retrata a faceta pedagógica da atuação desta Unidade de Controle Interno, e tem por finalidade precípua justamente, por meio da elevação da habilitação e profissionalismo dos servidores, agir de forma preventiva no controle e prevenção de riscos.

                    O presente espaço objetiva criar uma “BASE DE CONHECIMENTO JURÍDICO”, na qual sejam concentrados, por matéria/área, todos os elementos de consulta necessários à orientação dos gestores, fiscais e pareceristas, tais como jurisprudência, instruções normativas, Leis e demais normas infraconstitucionais, normativos internos e recomendações/orientações da Assessoria Jurídica e Controle Interno.

                     Parte do material disponibilizado também se origina de apontamentos de cursos, seminários e demais eventos de capacitação de que participaram servidores da Unidade, cumprindo assim tanto com a obrigação de compartilhamento do conhecimento quanto com a função pedagógica e de orientação que integra as atribuições funcionais desta Coordenadoria.

Gestor Responsável: Seção de Auditoria +