Processos Modelados de TIC


Na modelagem de processos é realizado o estudo e desenho do fluxo de como funcionam as atividades de cada processo, facilitando o entendimento de como são realizadas, tanto para os colaboradores que já atuam, como para os novos, que chegam para compor a força de trabalho de um setor. Todo trabalho realizado é norteado por documentos, informações, normas em vigor e a ferramenta BiZagi.

Após todo o estudo e mapeamento do fluxo das atividades, visando a melhoria dos processos internos, é gerado um mapa (desenho) e um manual, que são artefatos necessários para atingir o desenvolvimento da gestão de processos, um dos objetivos estratégicos da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte, consequentemente, ajudando a atingir o aperfeiçoamento gerencial e técnico, promover as soluções mais efetivas e aprimorar a gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação, que são objetivos estratégicos da Secretaria de TIC da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte, para  o período de 2016/2020.

Em 2018, após uma auditoria do Conselho Nacional de Justiça, em observação ao relatório elaborado pelo Controle Interno do TRE/RN, foi verificada a necessidade de incluir novos processos para atender a exigência da Resolução nº 211/2015 do Conselho Nacional de Justiça (ENTIC - JUD 2015/2020), como também, fazer uma revisão do Catálogo de Processos vigente na Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE/RN, devido as novas atividades identificadas.

Além disso, em conformidade com os termos da Portaria nº 179/2018 – GP, de 03 de agosto de 2018, publicada no DJE de 08 de agosto de 2018, que definiu a nova cadeia de valor da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte, foram agrupados os processos internos da STIC entre os Macroprocessos Finalísticos (F), Gerenciamento e Governança (GG) e Suporte (S), como também, classificados conforme suas atividades e objetivos, entre processos e subprocessos, como dispostos abaixo.

I - Macroprocessos Finalísticos (F)

1. Processo Eleitoral (ELE)

1.1 Planejamento e Avaliação

1.2 Preparação das Eleições

1.3 Comunicação

1.4 Votação e Auditoria

2. Gestão do Cadastro de Eleitoral (CADE)

2.1 Revisão do Eleitorado

2.2 Manutenção do Cadastro Eleitoral

    II - Macroprocessos de Gerenciamento e Governança (GG)

    1. Gestão Estratégica (GE)

    1.1 Gestão Estratégica

    1.2 Administração Sistêmica

     2. Governança (G)

     2.1 Governança de TIC

    III - Macroprocessos de Suporte (S):

    1.   Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (GTIC)

    1.1 Gerenciamento de Serviços de TIC

    1.2 Gerenciamento do Desenvolvimento de Soluções

    1.3 Gerenciamento da Disponibilidade da Capacidade

    1.4 Gerenciamento da Continuidade

    1.5 Gerenciamento da Segurança de TIC

    Vejam os processos já modelados pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-RN, agrupados por Macroprocessos: Finalísticos, Governança e Gestão e Suporte.

                                                                           Controle de Versão                                                                                                             
    Catálogo de processos de trabalho da STIC - 2016/2020 - versão 2.1 (Formato PDF)


    I - Macroprocessos Finalísticos

    São processos de trabalho que geram os produtos ou serviços entregues ou percebidos pelos clientes externos, essenciais à existência da organização, e recebem apoio de outros processos internos.

    1. Processo Eleitoral (ELE)

    São processos que objetiva realizar a missão constitucional conferida à Justiça Eleitoral com transparência, segurança, eficácia  e confiabilidade, distribuídos entre os seguintes subprocessos:

     1.1 - Preparação das Eleições

    Processos Portaria GP (Formato PDF) Gestor Manual (Formato PDF) Modelo BPMN (Formato PDF)

    Planejamento da logística de TIC nas eleições ordinárias

     

    STIC

     Manual

    Modelo

    Atividades da SSAE nos Simulados

     

    CLE/STIC

    Manual

    Modelo

    1.2 - Comunicação

    Processos Portaria GP (Formato PDF) Gestor Manual (Formato PDF)  Modelo BPMN (Formato PDF)

    Informações e Estatísticas Eleitorais

     

    CLE/STIC

    Manual

     Modelo

    1.3 - Votação e Auditoria 

    Processos Portaria GP (Formato PDF) Gestor Manual (Formato PDF) Modelo BPMN (Formato PDF)
    Suporte aos Sistemas Eleitorais

     

    CLE/STIC

    Manual

    Modelo
    Suporte às Eleições Suplementares

     

    CLE/STIC

     Manual

    Modelo

    2. Gestão do Cadastro Eleitoral (GCADE)

    2.1 - Revisão do Eleitorado

    Processos  Portaria GP (Formato PDF) Gestor      Manual (Formato PDF) Modelo BPMN (Formato PDF) 
    Atividades da SSAE na Revisão do Eleitorado CLE/STIC Manual Modelo


    II - Macroprocessos de Gerenciamento e Governança

    São processos de trabalho que orientam a Alta Administração no processo de tomada de decisão, capazes de promover a formulação de políticas e diretrizes para o estabelecimento e a consecução das metas institucionais.

    1.Gestão Estratégica

    São os processos relacionados às iniciativas estratégicas, desdobradas em ações e projetos de curto, médio e longo prazo, monitorados e revisados continuamente, estando subdividido em:

    1.1 Gestão Estratégica de TIC (GETIC)

    Processos Portaria GP (Formato PDF) Gestor  Manual (Formato PDF) Modelo BPMN (Formato PDF)

    Elaboração do Plano Diretivo de TIC (PDTIC)

     

    STIC

    Manual

    Modelo

    Elaboração e Gestão do Plano de Contratação de TIC

     

    STIC

    Manual

    Modelo

    1.2  - Gestão Administrativa Sistêmica 

    Processos  Portaria GP (Formato PDF) Gestor Manual (Formato PDF) Modelo BPMN (Formato PDF)

    Mensuração do desempenho de TIC

     

    STIC

    Manual

      Modelo

    2.Governança

    2.1 Governança de TIC

    Processos  Portaria GP (Formato PDF) Gestor Manual (Formato PDF) Modelo BPMN (Formato PDF)

    Apoio à governança corporativa de TIC

     

    STIC

    Manual

      Modelo


    III - Macroprocessos de Suporte

    São os processos que suportam e habilitam outros processos, viabilizando o funcionamento coordenado e integrado da organização, e que embora gerem resultados imperceptíveis ao público externo, são essenciais à gestão efetiva do negócio.

    1. Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (GTIC)

    São processos relacionados ao gerenciamento dos serviços de TIC por meio da adoção das práticas preconizadas pelos guias internacionais COBIT e ITIL, com foco na satisfação do usuário e na melhoria dos processos internos de trabalho, visando a assegurar a evolução do desempenho da instituição, dividido nas seguintes categorias:

    1.1 - Gerenciamento de Serviços de TIC

    Processos Portaria GP (Formato PDF) Gestor Manual (Formato PDF) Modelo BPMN (Formato PDF)

    Manutenção preventiva de urnas eletrônicas

    CLE/STIC Manual Modelo
    Manutenção corretiva de urnas eletrônicas CLE/STIC Manual Modelo
    Eleições Comunitárias CLE/STIC Manual Modelo
    Recebimento e Aceite de Urnas Eletrônicas CLE/STIC Manual Modelo
    Suporte Técnico em Eventos Internos e Externos CIT Manual Modelo
    Manutenção Corretiva de Equipamentos de Informática CIT/STIC Manual Modelo
    Implantação de Sistemas Externos CS Manual Modelo
    Gerenciamento dos Sítios Eletrônicos CS/STIC Manual Modelo
    Suporte na Publicação de Conteúdo nos Sítios Eletrônicos CS/STIC Manual Modelo
    Manutenção Preventiva de Equipamentos de Informática CIT/STIC Manual Modelo
    Funcionamento da Central de Serviços de TIC CIT/STIC Manual Modelo
    Gerenciamento de incidentes de TIC CIT/STIC Manual Modelo
    Gerenciamento de Requisições de Serviços de TIC CIT/STIC Manual Modelo
    Gerenciamento da Configuração e de Ativos de Serviços CIT/STIC Manual Modelo
    Controle de Licença de Software CIT/STIC Manual Modelo
    Gerenciamento da Rede de Comunicação de Dados CIT/STIC Manual Modelo
    Gerenciamento da Base de Usuários
    CIT/STIC Manual Modelo
    Gerenciamento da Base de Conhecimento CIT/STIC Manual Modelo
    Gerenciamento de Mudanças de TIC CIT/STIC Manual Modelo
    Gerenciamento de Problemas de TIC CIT/STIC Manual Modelo
    Gerenciamento dos Acordos de Nível de Serviços Essenciais de TIC CIT/STIC Manual Modelo
    Gerenciamento de Capacidade de TIC CIT/STIC Manual Modelo
    Monitoramento e Aferição periódica dos acordos de níveis de serviços essenciais de TIC para o órgão CIT/STIC Manual Modelo

    1.2 - Gerenciamento do Desenvolvimento de Soluções

    Processos Portaria GP (Formato PDF) Gestor Manual (Formato PDF) Modelo BPMN (Formato PDF)
    Desenvolvimento de Software CS/STIC Manual Modelo
    Gerenciamento de Solução de Software (Ciclo de      Vida) CS/STIC Manual Modelo
    Gerenciamento de Escopo e Requisitos CS/STIC Manual Modelo
    Solicitação de Demandas de Sistemas CS/STIC Manual Modelo
    Implantação de Sistemas em Ambiente de Homologação CS/STIC Manual Modelo
    Implantação de Sistemas em Ambiente de Produção CS/STIC Manual Modelo
    Gerenciamento de Arquitetura de Software CS/STIC Manual Modelo
    Sustentação de Sistemas CS/STIC Manual Modelo

    1.3 - Gerenciamento da Continuidade

    Processos Portaria GP (Formato PDF) Gestor Manual (Formato PDF) Modelo BPMN (Formato PDF)
    Administração de Banco de Dados CS/STIC Manual Modelo
    Gerenciamento de Catálogo de Serviços CIT/STIC Manual Modelo

    1.4 - Gerenciamento da Segurança de TIC

    Processos Portaria GP (Formato PDF) Gestor Manual (Formato PDF) Modelo BPMN (Formato PDF)
    Gestão de Riscos de TIC STIC Manual Modelo