APO03 - Gerenciamento da arquitetura corporativa

Matriz de Papéis e Responsabilidades da STIC

A confecção de matriz de papéis e responsabilidades constitui boa prática prevista pelo guia internacional Objetivos de Controle de Tecnologia da Informação (COBIT), possibilitando definir e comunicar - à equipe da STIC e usuários finais - o conjunto de atividades da área de TIC, os seus responsáveis, quem deve ser consultado antes de sua execução e os que necessitam ser informados posteriormente após a sua conclusão. Sua inexistência é comumente citada em auditorias na área de TIC, realizadas pelo Tribunal de Contas da União em órgãos da Administração Pública Federal, sendo tratada como deficiência organizacional.

O referido instrumento de planejamento e organização, autorizado através do PAE nº 8166/2013, foi elaborado pela STIC tomando-se por base as atribuições do Regulamento da Secretaria do Tribunal. Além dos papéis e seus respectivos responsáveis, a referida matriz também contemplou as unidades que devem ser consultadas antes da execução das atividades, caso necessário, bem como aquelas que mereçam ser informadas posteriormente.

Com a elaboração da referida matriz, relativa ao ano ordinário de 2013, visou-se assegurar uma maior transparência e controle nos processos de TI, sobretudo em virtude do elevado valor dos recursos públicos despendidos nessa área, recursos esses que devem necessariamente estar alinhados às reais necessidades do negócio.

Os papéis da STIC do TRE/RN foram divididos em 06 (seis) categorias, de modo que cada uma delas é composta de atividades afins, conforme a seguir:

  • Atendimento ao usuário interno e externo;

  • Desenvolvimento de sistemas informatizados;

  • Gestão de TI;

  • Infraestrutura tecnológica;

  • Logística de Eleições;

  • Segurança da Informação.

A matriz de papéis e responsabilidades sofrerá ajustes, oportunamente, em razão da publicação das resoluções nº 23/2015 que altera o regulamento da STIC e 12/2014 que instituiu novas estruturas de tomada de decisão, processos de alinhamento e comunicação no que se refere à governança corporativa de TIC.

 

Links

TRE-RN Matriz de papéis e responsabilidades da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (formato PDF)

Gestor Responsável: Gabinete da Secretaria de Tecnologia da Informação +