Guias de boas práticas em TIC

A busca incessante por melhoria e evolução dos processos constitui atualmente uma realidade nas organizações, uma vez que os negócios podem ser sempre aprimorados nos requisitos de organização, eficiência e grau de automação.

A depender do porte e do perfil do negócio da instituição, há diversas metodologias disponíveis no mercado que prometem revolucionar o sistema de gestão e a relação entre fornecedor e cliente, incluindo a área de tecnologia da informação e comunicação (TIC), por esta representar um fator essencial para a gestão financeira e estratégica de qualquer organização, e não apenas como mero meio de suporte.

A STIC do TRE/RN vem buscando utilizar os guias internacionais COBIT (Objetivos de Controle de Tecnologia da Informação) e ITIL (Biblioteca de Infraestrutura de TIC), os quais agrupam boas práticas nas áreas de governança e gerenciamento de serviços de TIC, respectivamente, consistindo em metodologias amplamente utilizadas em pequenas, médias e grandes organizações.

A metodologia COBIT foi criada pelo ISACAInformation Systems Audit and Control Association – por meio do ITGI – IT Governance Institute, e funciona como uma entidade de padronização, estabelecendo métodos documentados para nortear a área de tecnologia da informação das organizações, incluindo qualidade de software, níveis de maturidade e segurança da informação.

A ITIL foi desenvolvida pelo governo britânico, no final da década de 1980, e tem como focos principais a operação e a gestão da infraestrutura de tecnologia da informação da organização, incluindo todos os assuntos que são importantes no fornecimento dos serviços ou recursos de TIC. O guia descreve os processos que são necessários para dar suporte à utilização e ao gerenciamento da infraestrutura de TIC.

 

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