imprimir    salvar

Introdução à Gestão de TIC

Segundo a ABNT NBR ISO/IEC 38500:2009, a Gestão de TI é o sistema de controles e processos necessários para alcançar os objetivos estratégicos estabelecidos pelos dirigentes da organização, consistindo na utilização adequada dos recursos (a exemplo de hardware, software, pessoas, processos, práticas) para alcançar os objetivos estabelecidos pela direção para a área de TIC.

Nesse sentido, gerenciar a TIC significa planejar, construir, organizar e controlar as atividades operacionais da área, de forma alinhada e voltada para a direção definida pelos dirigentes do órgão.

A GOVERNANÇA dá a direção que a TIC deve seguir, deixando a GESTÃO sob a responsabilidade e controle da própria área. Assim, enquanto a TIC planeja, executa e controla tarefas operacionais, a GOVERNANÇA controla a GESTÃO.

De acordo com o COBIT 5, há 4 (quatro) domínios voltados para a GESTÃO, de acordo com as áreas de responsabilidade de planejar, criar, executar e monitorar (PBRM) e oferece cobertura ponta a ponta da TIC. Tais domínios constituem uma evolução da estrutura do COBIT 4.1.

Gestor Responsável: Gabinete da Secretaria de Tecnologia da Informação +