Alunos de Direito da UnP, campus Mossoró/RN, visitam o TRE-RN

Eles conheceram a sede e preencheram cédulas para auditoria das urnas do 2º turno

Eles conheceram a sede e preencheram cédulas para auditoria das urnas do 2º turno

Durante a tarde desta terça-feira (11), universitários do curso de direito da Universidade Potiguar, do campus Mossoró/RN, conheceram o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) e o seu Centro de Memória Eleitoral, em Natal, capital do Estado. Além disso, visitaram os gabinetes dos juízes e também auxiliaram no preenchimento das cédulas para o teste de integridade das urnas eletrônicas que serão utilizadas no 2º turno das Eleições 2022. Essa ação envolveu a atuação da Comissão de Auditoria das Urnas Eletrônicas e o Núcleo de Cidadania e Ações Sociais (NCAS), da Escola Judiciária (EJE) do TRE-RN.

Os estudantes iniciaram a visita conhecendo o Centro de Memória, onde ficam exemplares das antigas urnas de votação e outras peças e elementos que fazem parte da história do processo eleitoral no RN. Também aprenderam sobre iniciativas de mulheres potiguares e como elas foram pioneiras na política. 

Em seguida, eles foram convidados a preencher cédulas de votação do processo de auditoria das urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das Eleições. Somente na tarde de hoje 4.000 cédulas foram preenchidas pelos discentes.

A presidente da comissão de auditoria das urnas eletrônicas nas Eleições 2022, juíza Hadja Rayanne, conversou com os alunos explicando como funciona o teste de integridade e relatou sobre o resultado do processo no primeiro turno. “A auditoria confirmou o funcionamento totalmente confiável e regular do sistema eletrônico de votação no Estado. 20 urnas foram auditadas e todo o processo foi registrado por meio de vídeo ao vivo”, informou a juíza e reforçou que quem quiser acompanhar a auditoria no dia da eleição pode ver através do canal do TRE-RN no YouTube ou presencialmente, na sede do Tribunal.

Conhecendo pela primeira vez o prédio do Tribunal, o aluno Alan George falou sobre sua experiência nessa visita: “Está sendo uma experiência marcante, tendo em vista que nós só sabíamos como funciona o trabalho do TRE de ouvir falar e hoje conseguimos conhecer melhor e ver as demais repartições da sede. Além disso, hoje estamos experimentando e fazendo com as próprias mãos um exercício tão nobre para a nação”, disse Alan sobre a visita às imediações do Tribunal e a participação no teste de integridade das urnas.

Ele também destacou sobre a importância de conhecer o Centro de Memória Eleitoral: “Achei maravilhoso, pois nos faz resgatar a memória da história da nossa nação e, mais especificamente, a história do voto, as conquistas, o voto feminino, e com isso podemos fazer uma retrospectiva acerca do que nós progredimos de lá pra cá.”

Já perto de concluir o curso, Liliane Carlos, participou dessa visita e disse o que significou esse momento: “Foi de grande valia, pois pela minha pouca idade e já finalizando o curso, é uma grande experiência. Essa oportunidade meus colegas que não puderam vir, não terão. E não sabemos quando haverá a possibilidade de fazer uma viagem novamente de uma outra cidade para cá.”

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido