Juíza Érika Tinoco se despede da corte do TRE-RN

Durante sessão plenária desta quarta (25) os membros da corte prestaram uma homenagem à magistrada

Durante sessão plenária desta quarta (25) os membros da corte prestaram uma homenagem à magistrada

Na sessão plenária desta quarta-feira (25), a juíza Érika Tinoco se despediu da corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) depois de dois anos dedicados ao mandato como juíza titular. Durante as preliminares da sessão, o presidente do TRE-RN, desembargador Cornélio Alves, e demais membros prestaram homenagens à magistrada.

A juíza Érika Tinoco tomou assento na corte como juíza titular no dia 25 de janeiro de 2021. Segundo a produção do gabinete da magistrada, mais de 400 decisões terminativas, 150 decisões interlocutórias e centenas de despachos foram realizados durante o biênio 2021/2023. Sua atuação do Tribunal se deu também como suplente durante o biênio 2019/2021, período no qual exerceu mandato como diretora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), além de ter desempenhado em anos anteriores a função de juíza auxiliar da presidência do TRE-RN.

O desembargador Cornélio Alves abriu as homenagens à magistrada destacando o bom desempenho da juíza em suas atribuições. “Gostaria de ressaltar a sua capacidade técnica, inteligência, sua formação humanística sólida e sua permanente cultura jurídica, em profícua participação nas decisões do colegiado deste tribunal”, disse o presidente e concluiu destacando o quanto a juíza contribuiu para a justiça no RN: “registro que sua excelência percorreu e enfrentou os obstáculos, desafios e sobressaltos que atravessaram a rotina processualista, ultrapassando com segurança e firmeza, contribuindo sobremaneira para ascensão do conselho deste Tribunal perante a sociedade norte rio-grandense e perante a Justiça Eleitoral brasileira.”

Somando à homenagem, a juíza Adriana Magalhães pronunciou suas palavras de despedida para a magistrada Érika. “Esses últimos anos com a presença da juíza Érika foram muito bons, pois pudemos estreitar laços, conversar mais, dividir muitas alegrias, algumas tristezas, pois passamos pela pandemia. Eu desejo a ela um caminho ainda mais venturoso. Sabemos muito bem da seriedade do trabalho e a grande magistrada que sempre foi, muito respeitada pela consistência do seu conhecimento”, destacou a juíza Adriana, que também a presenteou com um buquê de flores em nome de toda a corte.

O juiz federal José Carlos também prestou sua homenagem à juíza Érika. “Foi uma satisfação imensa trabalhar com ela. De fato, é uma magistrada destacada, profunda nos debates, sempre perspicaz em todas as observações jurídicas que pontuou, e também uma pessoa espetacular no convívio que tivemos no Tribunal. Desejo sucesso nas novas missões que irá assumir pela frente”, relatou o juiz.

“Agradeço o convívio amistoso, saudável. Agradeço os ensinamentos que me proporcionou durante esses 6 meses que atuamos juntas neste Tribunal. Desejo muito sucesso na sua vida pessoal e profissional”, juíza Neize.

“Hoje termina um ciclo muito virtuoso. Aprendi muito com a juíza Érika, direito e lições de vida. Deixo meu abraço de muito respeito e admiração. Pode ir pra casa terminando este ciclo com a certeza de que cumpriu muito bem o papel”, destacou o juiz Fernando Jales.

A juíza Érika prestou seus agradecimentos a toda a corte. “Nessa toada posso dizer que as pepitas ofertadas pela experiência e particularidades de cada um dos senhores e senhoras, conseguiram lapidar parte significativa de mim”, discursou a magistrada e acrescentou falando sobre o desafio que enfrentaram e nas Eleições 2022: “no discurso de posse eu já previ o vendaval que colocaria em teste a democracia, mas jamais duvidei que o TRE-RN teria um forte alicerce e que dentro da sua competência não mediria esforços para cumprir o pleito no Estado de forma legítima e transparente. Assim foi feito, cumprimos com êxito a missão e tenho muito orgulho do trabalho realizado.”

Na tarde desta quinta-feira (26), o TRE-RN deve empossar os novos membros da Corte para o biênio 2023/2025. A juíza Ticiana Nobre será empossada como membro titular e o juiz Eduardo Pinheiro, como membro suplente. Os dois tomarão posse em cerimônia solene a ser realizada no Plenário do Tribunal às 14h, na Av Rui Barbosa, 215, Tirol. A sessão solene será transmitida pelo canal do TRE-RN no Youtube: Canal do TRE-RN.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido