TRE-RN participa do 1º Encontro de Dirigentes de Auditorias Internas da JE

Os servidores Jorge Henrique de Almeida e Paulinéa Lima de Araújo representaram este Regional no evento

Os servidores Jorge Henrique de Almeida e Paulinéa Lima de Araújo representaram este Regional no...

Na última quinta e sexta (28 e 29 de setembro), em Brasília, como representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), o servidor Jorge Henrique (dirigente da Unidade de Auditoria Interna) e a servidora Paulinéa Araújo (chefe da Seção de Orientação da Governança) participaram do 1º Encontro de Dirigentes das Auditorias Internas da Justiça Eleitoral (JE). Promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o apoio dos Regionais do PI, RN e RO no planejamento, o evento teve como finalidade discutir e deliberar sobre temas relevantes de interesse da área.

Na manhã do primeiro dia, foram apresentados pela equipe da Secretaria de Auditoria (SAU) do TSE dados relativos à estrutura de pessoal das unidades de auditoria interna do país; processos de trabalho, planejamentos estratégico e tático-operacional (de longo prazo e anual), mapeamento de competências e avaliação de qualidade da área; mandato dos respectivos dirigentes; capacidades das equipes; e ferramentas tecnológicas existentes no âmbito das auditorias internas dos TREs e TSE. Na sequência, foram apresentados resultados da Ação Integrada da Auditoria Interna no Processo de Gestão do Patrimônio Mobiliário e Imobiliário da JE, realizado de abril a agosto deste ano, cujo relatório consolidado será finalizado em breve e encaminhado aos Regionais.

O turno da tarde contou com a apresentação, por Auditor de Controle Externo, de projeto-piloto executado no âmbito do Tribunal de Contas da União, com o escopo de ‘revisão por pares’ do processo de auditoria nas contas anuais (regulamentado pela Instrução Normativa n.º 84/2020). A exercitação da revisão dos procedimentos e dos papéis de trabalho utilizados durante a referida auditoria busca subsidiar a definição das medidas que serão adotadas a partir de 2027 (sobre o processo avaliativo para a certificação das contas do exercício anterior), de que trata a Decisão Normativa TCU n.º 198/2022, art. 27, parágrafo único, com vistas a garantir a adoção, de forma integral, das normas e padrões nacionais e internacionais de auditoria. Em seguida, foi apresentada, pela equipe da SAU/TSE, a aplicação do modelo internacional de capacidade em auditoria interna (IA-CM) no âmbito daquele Tribunal, e, ainda, discorrido sobre o programa de avaliação da qualidade, no que se refere a avaliações externas entre as unidades de auditoria interna da JE.

A agenda do segundo dia do evento contou, pela manhã, com a exposição das práticas de consultoria adotadas pela auditoria interna do TRE-PA, sob o tema ‘Gestão de Riscos dos Processos do Plano Integrado de Eleições’ do Regional Paraense, e, ainda, com a apresentação da SAU/TSE sobre os resultados obtidos com testes realizados nos sistemas e-Aud (da Controladoria Geral da União) e AudiTSE (do TSE), demonstrando os pontos positivos e negativos de cada ferramenta. No turno vespertino, foram definidos grupos de trabalho para estudos de temas específicos. São eles: (1) Gestão por Competências e Contratações de Ações de Capacitação Compartilhadas; (2) Programa de Avaliação da Qualidade (avaliações externas e IA-CM); (3) Sistema de Auditoria e outras Ferramentas Tecnológicas. O Regional Potiguar se candidatou a contribuir com o grupo 2.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido