2º Encontro do Coletivo de Inovação dos Tribunais Regionais Eleitorais acontece em Natal
Encontro reúne representantes dos Laboratórios de Inovação dos estados do nordeste e do Pará

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) está sediando nestes dias 3 e 4 de julho, o 2º Encontro do Coletivo de Inovação dos Tribunais Regionais Eleitorais. O evento está sendo realizado no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE), e conta com a presença de servidores que atuam no Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) de regionais do nordeste e do estado do Pará.
A proposta é que sejam discutidas propostas e ações com foco em eleições mais acessíveis a todos os públicos, como por exemplo o acesso digno e justo a pessoas com deficiência (PCD) aos locais de votação.
Entre as Metas Nacionais do Poder Judiciário, está a Meta 9, estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a realização de ações de prevenção ou desjudicialização de litígios, voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030. Conforme o facilitador do Encontro e coordenador do LIODS/TRE-PB, José Augusto Oliveira, “a meta 9 do CNJ requer elaboração de projetos que sejam colaborativos e o coletivo nordeste tem realidades semelhantes e um mar de ideias muito maior quando juntamos várias mentes”.
A diretora-geral do TRE-RN, Ana Esmera Pimentel, participou da abertura e ressaltou a importância deste encontro como troca de experiências na Justiça Eleitoral. “A inovação instiga, é desafiadora e encantadora. E quando vemos a possibilidade de inovação com a troca de experiências e o trabalho colaborativo é ainda mais encantador”, afirmou. A juíza auxiliar da presidência e coordenadora do Laboratório de Inovação Alzira Inova do TRE-RN, Ana Paula Barbosa, também saudou os colegas. “É um prazer recebê-los em nossa casa para discutir inovação. Espero que daqui surjam ideias que venham facilitar o acesso do público aos serviços da justiça eleitoral”, disse.
Estão presentes ao Encontro os servidores José Augusto Oliveira, secretário de planejamento estratégico e modernização do TRE-PB e coordenador do laboratório do LIODS/TRE-PB; Acácio Leite e Eduardo Japiassú, do TRE-PE; Yuri Gonçalves e João Luiz, do TRE-AL; Adriana Passos, do TRE-BA; Roberta Jucá, do TRE-CE; Daniela Sabarim, do TRE-PA; e Paulo Silvo, do TRE-SE.
O evento encerra nesta sexta (4) com agenda programada para a elaboração colaborativa de um plano de ação, seguido de debates finais e visitação à Sede do TRE-RN e ao LIODS Alzira Inova.
LIODS Alzira Inova
O Laboratório de Inovação do TRE-RN (LIODS) foi instituído pelaPortaria GP nº 159/2022, nos termos daResolução CNJ nº 395/2021, que dispõe sobre a Política de Gestão da Inovação no Poder Judiciário. É denominado ALZIRA INOVA, em referência à primeira mulher a ser eleita prefeita na América Latina, Alzira Soriano, no município de Lajes/RN.
No laboratório, são realizadas oficinas para treinamento de servidores, com foco em gestões mais democráticas e na colaboração mútua, além de oficinas que promovam uma linguagem mais acessível a todos os públicos, por meio de técnicas de linguagem simples.

