Presidente do TRE-RN visita quilombo e reforça compromisso com a equidade e diversidade

Desembargadora Lourdes Azevêdo acompanhou atendimentos eleitorais aos quilombolas de Negros do Riacho, em Currais Novos

Desembargadora Lourdes Azevêdo acompanhou atendimentos eleitorais aos quilombolas de Negros do R...

Na manhã desta quinta-feira (24), a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), desembargadora Maria de Lourdes Azevêdo, visitou a comunidade quilombola Negros do Riacho, localizada no município de Currais Novos, no Seridó potiguar. A visita integra o projeto “Agenda pela Equidade e Diversidade”, uma iniciativa do TRE-RN que busca aproximar o Judiciário Eleitoral de comunidades historicamente marginalizadas, promovendo ações de cidadania, inclusão e respeito às diversidades étnico-raciais e culturais.

Acompanhada por servidores da Justiça Eleitoral, a desembargadora conversou com moradores da localidade e relembrou uma das atividades mais tradicionais da comunidade, a fabricação de louças de barro. A magistrada é natural do município vizinho, de Lagoa Nova, e cresceu vendo os quilombolas irem à cidade vender panelas de barro e potes nas feiras.  

“Eu admirava muito quando chegavam aquelas pessoas com os potes na cabeça. E hoje, estar aqui, é um sentimento de que o TRE-RN está colaborando, chegando próximo desses cidadãos que estão neste sertão tão longe da capital, de onde tudo acontece. Chegar perto deles, é possibilitar que tenham acesso ao título e a outros serviços, como a autodeclaração e a coleta biométrica”, afirmou.

A força de um território de memória e resistência

Reconhecida oficialmente como comunidade remanescente de quilombo, Negros do Riacho é um símbolo de resistência negra no interior do Rio Grande do Norte. Os saberes ancestrais da cerâmica de barro, que sustentaram muitas gerações, seguem vivos nas mãos das mulheres e homens do local. A comunidade guarda com orgulho as marcas de sua história e a lembrança de Tereza Maria da Conceição Filha, uma de suas figuras mais emblemáticas.

Nascida no quilombo e falecida em 2014, Tereza foi parteira, artesã e uma das principais líderes da comunidade. Em sua homenagem, o Estado do RN instituiu, pela Lei Estadual nº 11.177/22, o Dia Estadual de Tereza Maria da Conceição Filha, celebrado em 25 de julho, mesmo dia em que se comemora nacionalmente o Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha.

“Ela era parteira, ensinava as crianças a ler. Também fazia peças de barro, e quando ficou mais velha passou esse trabalho para as filhas”, contou Noêmia Lopes da Silva, sobrinha de Tereza e moradora da comunidade que até hoje ainda fabrica potes e panelas de barro.

Compromisso com a inclusão

O objetivo do projeto “Agenda pela Equidade e Diversidade” tem visitado quilombos do RN desde novembro de 2024, oferecendo acesso aos serviços eleitorais, especialmente a revisão do cadastro para inclusão da autodeclaração de quilombola. 

“O projeto Agenda pela Equidade e Diversidade é uma das iniciativas mais significativas do TRE-RN, porque amplia o papel da Justiça Eleitoral para além das urnas. Ele promove escuta, respeito e reconhecimento de identidades que historicamente foram invisibilizadas. Levar ações de cidadania a quilombolas, indígenas, mulheres, pessoas com deficiência e comunidades vulneráveis é afirmar que todos têm voz no processo democrático. É nossa missão garantir que a diversidade do povo potiguar também esteja representada e respeitada dentro da Justiça”, afirmou Ana Paula Barbosa, coordenadora do Laboratório de Inovação Alzira Inova e juíza auxiliar da presidência.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 165, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. |[Cartórios Eleitorais]| : de segunda a sexta-feira: na Capital das 8 às 14 horas, no interior do Estado, das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido

Política de privacidade

O Portal do TRE-RN utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com a nossa política de privacidade .

Verifique também como o TRE-RN atua para proteger dados pessoais e quais são os seus direitos com a Lei Geral de Proteção de Dados .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.