Estudantes de escola pública de Natal têm encontro especial com a democracia

Os alunos tiveram acesso a documentos históricos, fotografias e vídeos que narram a história das eleições no Brasil e a importância do voto consciente

Os alunos tiveram acesso a documentos históricos, fotografias e vídeos que narram a história das...

Estudantes do ensino médio da Escola Estadual Nestor Lima, em Natal, tiveram um contato especial com a história potiguar, a cidadania e a democracia nesta terça-feira (17), ao visitarem o Centro de Memória da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte, na avenida Rui Barbosa nº 165, no edifício sede do TRE-RN.

As visitas ao CM têm como objetivo aproximar de forma lúdica e informativa os jovens potiguares das questões relacionadas ao processo democrático, com destaque para a importância da evolução tecnológica no sistema de votação informatizado, que tem garantido a segurança e a transparência das eleições no país. As visitações podem ser solicitadas por e-mail ou mediante preenchimento de formulário disponível no site da instituição. Também ocorrem visitas em decorrência de parcerias entre o Centro de Memória e o Núcleo de Cidadania e Ações Sociais do TRE-RN.

A iniciativa tem sido elogiada por professores e orientadores como uma forma dinâmica de complementação do conteúdo ensinado nas salas de aula sobre política e organização social no Brasil.

Os alunos participaram do evento de hoje como atividade complementar aos ensinamentos sobre a História da República, ministrada pelo professor Ivo Silva, que acompanhou os discentes durante toda a visita, ao lado das professoras de educação especial Eliana Pereira e Emília Karla.

Ivo Silva ressaltou na ocasião a importância do processo eletrônico de votação como o instrumento que praticamente eliminou as fraudes tão comuns nas eleições brasileiras do passado. 

Modelos de urnas eletrônicas

O ponto alto da visita foi a exposição dos diversos modelos de urnas eletrônicas que marcaram a trajetória eleitoral brasileira. Os alunos puderam observar de perto desde os robustos protótipos iniciais, que já demonstravam a ousadia e a visão de futuro da Justiça Eleitoral, até a urna mais recente, mais tecnológica e com o incremento de novos requisitos de segurança.

Antonia Cailane e Ana Débora, alunas do segundo ano, consideraram a explanação sobre a evolução das urnas um assunto que deve ser amplamente divulgado aos jovens cidadãos natalenses, para que reconheçam a confiabilidade do voto eletrônico, ao passo que o aluno Luís Felipe, do nono ano, destacou a importância da história de Alzira Soriano para a democracia brasileira. “Morei algum tempo no município de Lajes (Alzira nasceu e cresceu em Jardim de Angicos, um distrito de Lajes) e lá a população em geral sabe do pioneirismo dessa potiguar como a primeira mulher a se eleger prefeita de um município na América Latina”, disse ele.

Entre os modelos de urna apresentados, a servidora Ana Paula Vasconcelos, responsável pelo Centro de Memória, destacou uma urna de madeira de 1895 como a  mais antiga pertencente ao acervo do CM, e afirmou que as urnas eletrônicas de hoje representam um marco na modernização do pleito e na rápida apuração dos resultados.

Ana Paula explicou ainda como cada geração de urna trouxe melhorias significativas em termos de segurança, acessibilidade e interface com o eleitor. A demonstração de como ocorria de forma precária a segurança das urnas de lona e a explicação de como o voto é atualmente registrado de forma confiável surpreenderam os estudantes.

A visita não se limitou à exposição dessas máquinas. Os alunos também tiveram acesso a documentos históricos, fotografias e vídeos que narram a história das eleições no Brasil e a importância do voto consciente.

O Centro de Memória, com seu acervo rico e bem organizado, proporciona uma imersão contagiante no universo multifacetado da Justiça Eleitoral, reforçando o papel fundamental da instituição na garantia de um processo democrático justo e equitativo.

Ao fim da visita, segundo Ana Paula, o que se busca é que os estudantes tenham alcançado um aprendizado concreto, baseado na experiência, na experimentação e na observação. Muitos alunos expressaram a importância de o jovem se tornar um eleitor mais consciente e participativo, compreendendo a relevância de cada voto para a construção do futuro do país.

A experiência no Centro de Memória deve deixar, assim, marcas positivas, ao incentivar toda uma nova geração de eleitores a valorizar e proteger os pilares da democracia brasileira.

Sobre a Escola Nestor Lima

A Escola Estadual Nestor Lima, localizada em Natal, tem seu nome em homenagem ao educador Nestor dos Santos Lima, que introduziu técnicas pedagógicas modernas no ensino fundamental do estado, durante os governos de José Augusto e Juvenal Lamartine. Esse educador teve papel importante na formação de milhares de jovens natalenses, tanto como diretor da Escola Normal quanto como fundador do Instituto de Proteção à Infância. Além de professor, foi pesquisador, historiador, advogado e procurador-geral do estado.

Durante participação em um congresso no Rio de Janeiro, em 1926, Nestor Lima foi quem sugeriu a criação do Dia do Professor (em 13 de outubro), instituído no calendário nacional. Nestor foi por muitos anos presidente do Conselho Penitenciário do Estado, atividade que conciliou com a de professor de Direito Penitenciário na Faculdade de Direito de Natal, e também presidiu o Instituto Histórico e Geográfico do RN por trinta anos; foi ainda sócio-correspondente de diversas instituições culturais do país. Sua preocupação com a educação dos jovens o levou a criar o Instituto de Proteção à Infância.

 

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