TRE-RN realiza 16º Simulado Nacional de Hardware no Centro de Operações da Justiça Eleitoral
Ação nacional avalia funcionamento de modelos de urnas eletrônicas e valida novas soluções de software e hardware

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Eleições (STIE), por meio da Coordenadoria de Eleições (COELE), realiza nos dias 6 e 7 de outubro, o 16º Simulado Nacional de Hardware, no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE), em Natal.
O simulado, promovido simultaneamente em todos os Tribunais Regionais Eleitorais do país entre 22 de setembro e 9 de outubro, tem como objetivo testar o desempenho e a resistência de todos os modelos operacionais de urnas eletrônicas (2013, 2015, 2020 e 2022), em preparação para as eleições de 2026. A iniciativa busca identificar possíveis inconsistências, validar novas soluções de software e hardware e garantir a estabilidade e conformidade técnica dos equipamentos.
Entre as principais atividades estão a repetição de testes no modelo 2013, utilizada como base comparativa; a validação de soluções para evitar desconexões de mídia nos modelos 2020 e 2022; e o teste de um firmware atualizado do leitor biométrico. A simulação é realizada com dados do município de Parnamirim/RN, em formato centralizado, o que permite reduzir custos e otimizar a logística de execução.
Ao todo, 226 urnas eletrônicas estão sendo testadas por uma equipe formada por 46 servidores da Secretaria do Tribunal, das zonas eleitorais da capital e da Região Metropolitana, além de 7 colaboradores terceirizados, divididos em oito grupos.
A metodologia do simulado reproduz todas as etapas de um dia de eleição, desde a preparação das urnas (“inseminação”) até a transmissão do boletim de urna final, com base em uma Consulta Popular Federal simulada. O sucesso do teste será avaliado pela transmissão bem-sucedida das tabelas de correspondência e boletins de urna, com todas as ocorrências operacionais registradas no sistema JIRA, para análise posterior pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

