Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-RN reformula seus planos estratégico e diretor

Secretaria de Tecnologia da Informação reformula seus planos estratégico e diretor

tre-rn planejamento estratégico

A equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte se reuniu, na última segunda (17), no Centro de Treinamento do TRE, para realizar a revisão dos Planos Estratégico e Diretor de Tecnologia da Informação (PETI e PDTI) para o biênio 2013-2014, instrumentos norteadores das atividades da unidade nos próximos dois anos.

A reformulação dos planos decorreu de dificuldades vivenciadas pela STI em 2012, em virtude das atividades prioritárias de preparação do pleito, impedindo a realização de medição dos indicadores de resultado anteriormente estabelecidos, e, ainda, a iniciação ou continuidade de ações e projetos considerados indispensáveis ao alcance dos objetivos estratégicos definidos, demonstrando que as metas planejadas foram superestimadas em relação à capacidade de desempenho da Secretaria. No processo de revisão do PETI e PDTI, foi considerado, ainda, o projeto institucional Recadastramento Biométrico, como meta prioritária da atual gestão, o qual demandará um esforço significativo das unidades da STI, no fornecimento da infraestrutura tecnológica para o funcionamento dos postos de coleta, além do suporte técnico necessário.

O trabalho foi desenvolvido pelo Núcleo de Governança de TIC (NGovTI) (instituído pela Portaria nº 024/2012-DG), iniciando-se com a análise dos ambientes interno e externo – diagnóstico SWOT  (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças); e construção do novo mapa estratégico (2013-2014), indicadores de resultado e metas correspondentes para os próximos dois anos. Permaneceram inalterados a missão, a visão e os valores que envolvem a área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), definidos em 2010 e mantidos na revisão realizada em 2011.

A nova proposta apresenta seis objetivos estratégicos da área de tecnologia da informação e comunicação e seis indicadores e metas, devidamente alinhados ao Plano Estratégico do TRE/RN (2010-2014). Na nova versão do PETI, também foram considerados outros aspectos levantados pelos órgãos fiscalizadores Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Tribunal de Contas da União (TCU), por meio de questionários periódicos que avaliam o perfil de governança de TIC nos órgão do Poder Judiciário.

A proposta elaborada pelo NGovTI foi validada no referido evento, seguida pela realização de oficinas de trabalho com as equipes das coordenadorias, quando foram indicadas – pelas referidas unidades - as ações e projetos necessários ao alcance dos objetivos estratégicos estabelecidos nesta nova versão, cujas iniciativas estratégicas comporão o PDTI para o mesmo período.

O NGovTI tem como próximos desafios o monitoramento e controle das iniciativas estratégicas, bem como a medição dos resultados planejados, mediante o acompanhamento da situação das ações e projetos previstos para o período, cujas informações subsidiarão as reuniões trimestrais da STI para a análise da estratégia (RAEs).

O Secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Osmar Fernandes, entende o planejamento estratégico como a oportunidade de serem analisados os cenários interno e externo que envolvem a unidade e as dificuldades e boas práticas vivenciadas no passado e no presente, buscando a redefinição dos rumos que a Secretaria deve percorrer para o alcance dos objetivos estabelecidos, de forma alinhada às diretrizes institucionais e à capacidade de desempenho da equipe.

*Fonte: Gabinete/STI

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido