Berenice Capuxu toma posse na Corte eleitoral norte-rio-grandense

Berenice Capuxu toma posse na Corte eleitoral norte-rio-grandense

Durante sessão solene realizada na tarde desta terça-feira, 24, a juíza de direito Berenice Capuxú de Araújo Roque, conduzida pelo desembargador Virgílio Fernandes Júnior, vice-presidente e corregedor do TRE-RN, tomou posse no cargo de Membro Titular da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).

A magistrada foi eleita, por unanimidade, pela Corte do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte no dia 13 de abril e exercerá a titularidade por dois anos.

Saudada pelo juiz membro da Corte, Almiro José da Rocha Lemos que fez o discurso de boas vindas em nome da Corte eleitoral, fazendo uma retrospectiva da sua vida profissional pautada na ética e simplicidade, destacando que será de grande valia sua atuação no Colegiado.

“A empossanda chega a este colegiado com experiência de colegiado, pois tanto atuou, eventualmente, como suplente, aqui nesta corte, como, ocasionalmente, integra o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, Vossa Excelência chega em um momento singular, no qual a sua experiência poderá ajudar o tribunal a singrar as águas turbulentas do nosso sistema eleitoral, que formaram um tsunami da corrupção que, em certos momentos, parece capaz de varrer este país encobrindo-lhe as esperanças no futuro. Seja bem vinda ao plenário, Dra. Berenice, este colegiado fica feliz em receber aqui uma pessoa com a experiência profissional que V. Exa. traz consigo, sobretudo quando alinham-se a tal excelência tanta educação e simplicidade”, saudou

A nova juiza da corte eleitoral potiguar recebeu a toga do filho Diogo Capuxu Roque e perante os colegas, servidores da justiça eleitoral e familiares, agradeceu dizendo que durante os próximos dois anos, terá grande honra de compor a Corte Eleitoral e nela prestar sua contribuição, como também, destacando a receptividade e dizendo que, desde já, conta com a colaboração de todos,

Em nome do Tribunal, a presidente do TRE, desembargadora Zeneide Bezerra, desejou à colega que tenha uma passagem profícua pelo Tribunal: “Saudamos a sua chegada, feliz por ter aqui uma amiga, uma juíza que não mede esforço para atender o seu jurisdicionado, aquele que procura na justiça seus direitos, a resolução de seus conflitos. Não tenho dúvidas de que daremos continuidade ao bom debate que já ocorre nesta casa.”

Saudação à Dra. BERENICE CAPUXÚ DE ARAÚJO ROQUE

Senhora Presidente do Egrégio Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte,

Excelentíssimo Senhor Corregedor e Vice-Presidente desta Corte,

Excelentíssimos Senhores Membros desta Corte,

Excelentíssimo Procurador Regional Eleitoral,

Demais autoridades presentes, servidores desta casa e demais convidados, especialmente a família da empossanda.

Coube-me a honrosa tarefa de saudar a chegada da Dra. BERENICE CAPUXÚ DE ARAÚJO ROQUE, que passa a tomar assento neste tribunal para biênio que hoje se inicia.

Senhoras e senhores, a empossanda é pessoa marcada por elogiável simplicidade, tendo acenado para o tribunal o pedido de uma posse igualmente simples. Esclareço, pois, que as palavras serão breves, inversamente proporcionais, portanto, ao currículo da empossanda. Não devem ser esperadas, também como um discurso, tendo em vista a minha falta de talento para tanto.

A empossanda, Dra. Berenice Capuxú, é natural de Caicó, aqui no Estado do Rio Grande do Norte, filha da Sra. Cristalina Araújo Capuxú e do Sr. Siloé de Oliveira Capuxú.

Dona Cristalina, ou Dona Cristal, como ela preferia, criou a menina Berenice e outros seis filhos, graduando-se e pós-graduando-se na gestão e administração de um lar virtuoso. Certamente, ao  partir da convivência física dos seus, no recentemente 06 de março, o fez carregando a serenidade do dever cumprido por 89 anos e deixou, além da saudade, o exemplo.

O pai da empossanda, Dr. Siloé Capuxú, falecido prematuramente, era homem reconhecido pela simplicidade, honestidade, inteligência e lealdade. O andar ligeiro que lhe caracterizava talvez fosse a sábia premonição que as vezes parecem ter aqueles que sabem que muito tem para fazer em pouco tempo. Nos 56 anos de uma vida breve, ele deixou sua marca, tanto no exemplo pessoal, quanto na excelência profissional, pois, pelo brilhantismo de um verdadeiro “self made man”, tornou-se advogado provisionado, respeitado como dos melhores tribunos do Estado, sendo um dos pioneiros da OAB/RN, onde manteve inscrição sob o número 24. O reconhecimento público e duradouro foi justamente sedimentado pelo TJ/RN, ao batizar a sala do Tribunal do Juri da Comarca de Caicó com o nome do Dr. Siloé.

A “Vila do Príncipe”, senhora presidente, entregou outra nobre representante ao mundo jurídico no ano de 1978, quando a Dra. Berenice graduou-se em Direito, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

E não tardou para que a filha da “Terra de Santana” ingressasse na magistratura, ainda bastante jovem, no ano de 1982, lembrando, certamente, da lição que ouvia em casa: “o Direito não socorre os que dormem". A Dra. Berenice foi aprovada em concurso público aqui e dedica-se à a magistratura potiguar desde 29 de julho de 1982.

E percorreu os interiores do RN por mais de dez anos, trabalhando em inúmeras cidades, inclusive exercendo a jurisdição eleitoral. Atuou a Dra. Berenice em Jardim de Piranhas, Serra Negra do Norte, Jucurutú e Currais Novos, tendo a sua presteza sido reconhecida em duas promoções por merecimento.

Finalmente, já nos anos 1990, removeu-se para a capital do Estado e no dia 23/10/1995 tomou posse na 3a. Vara, com especialização em Direito de Família, na qual encontra-se até os dias atuais.

A empossanda também chega a este colegiado com experiência de colegiado, pois tanto atuou, eventualmente, como suplente, aqui nesta corte, como, ocasionalmente, integra o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, atendendo convocação daquela corte, na qual toma assento com a autoridade de ser a magistrada decana em primeiro grau de jurisdição.

Dra. Berenice, V. Exa. chega em um momento singular, no qual a sua experiência poderá ajudar o tribunal a singrar as águas turbulentas do nosso sistema eleitoral, que formaram um tsunami da corrupção que, em certos momentos, parece capaz de varrer este país encobrindo-lhe as esperanças no futuro.

[2:30] 
Precisamos fazer a nossa parte para que essas esperanças não se percam e é certo que contamos com V. Exa. para tanto.

Já me encaminhando para a conclusão, senhora presidente, informei que seria breve, digo que teremos ao longo de um biênio a convivência amistosa da Dra. Berenice, com a sua simplicidade e gosto pelos costumes e culinária seridoenses.

A convivência aqui certamente certamente subtrairá momentos importantes do convívio dos seus quatro filhos Cadidja, André, Tiago e Diogo, bem como dos netos Guilherme, Tomaz e Theo), assim como do seu esposo, o Dr. Olavo de Souza Roque. Contudo, tal custo já é conhecido e certamente será bem administrado por V. Exa.

Seja bem vinda ao plenário, Dra. Berenice, este colegiado fica feliz em receber aqui uma pessoa com a experiência profissional que V. Exa. traz consigo, sobretudo quando alinham-se a tal excelência tanta educação e simplicidade.

Despeço-me hoje da condição de membro mais novo na linha de antiguidade da corte e eu posso atestar que o tempo aqui passa muito rápido, pois ontem era eu quem estava na condição de V. Exa e em julho chegarei à metade do caminho.

John Lennon, pouco antes do seu trágico assassinato e mais ou menos na idade que tenho hoje, lembrando o quanto a nossa passagem pelo planeta azul é rápida, cantou para o seu filho mais novo que “a vida é o que nos acontece enquanto estamos ocupados traçando outros planos”, O TRE/RN será mais uma etapa na brilhante vida profissional de V. Exa. Etapa esta que é breve, mas bastante rica para o aprendizado, aproveite-a plenamente.

Agora sim finalizando, desejo boa sorte à Senhora, assim como ao Dr. José Dantas, Juiz de Direito que passa a funcionar como substituto da cadeira que a senhora passa a ocupar. A competência do Dr. Sérgio Maia, que a ocupou nos últimos dois anos, certamente terá continuidade.

Dr. Almiro José da Rocha Lemos

Juiz federal - membro da Corte Eleitoral norte-rio-grandense 



icone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Icone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido