Cibele Benevides assume como Procuradora Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte

Cibele Benevides assume como Procuradora Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte

Cibele Benevides assume como Procuradora Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte

A primeira mulher a assumir o cargo de Procuradora Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, Cibele Benevides, compôs à mesa do Pleno, na tarde desta quinta-feira, 05 de outubro, durante a sua primeira sessão plenária ordinária, realizada na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), localizado na Praça André de Albuquerque, 534, Centro Natal/RN. A representante do Ministério Público Eleitoral junto ao TRE-RN tomou posse na última segunda-feira (02), em Brasília, e terá o procurador Kleber Martins como substituto.

A sessão ordinária foi conduzida pelo Vice-presidente e Corregedor do TRE-RN, Desembargador Ibanez Monteiro, que desejou as boas-vindas à Procuradora pelos próximos dois anos. Os demais membros da Corte do TRE-RN, alguns colegas desde os tempos de faculdade, saudaram a mais nova integrante do Tribunal.

Em sua fala, a procuradora Cibele Benevides agradeceu as generosas palavras de acolhida vindas dos membros do Tribunal e disse estar honrada de participar da Corte Potiguar diante da excelente composição dos dias atuais. "Espero cumprir meu dever, não ser omissa, atender a todos com respeito e serenidade e aprender diante das divergências tão próprias de um órgão colegiado. A responsabilidade é muita, especialmente diante de todos os procuradores regionais eleitorais que me antecederam com seu imenso saber jurídico e excelência na atuação", ressaltou o compromisso e lembrou também quando integrava o Ministério Público Estadual: "Tive também a oportunidade de atuar como promotora eleitoral de maneira que o direito eleitoral sempre esteve me rondando e estou pronta para mais essa missão, que é um imenso desafio". Ao final do discurso, ela agradeceu aos familiares.

Posse foi em Brasília na segunda-feira, 02 de outubro

A procuradora-geral da República e procuradora-geral Eleitoral, Raquel Dodge, empossou, na segunda-feira, 02 de outubro, os procuradores regionais eleitorais que atuarão nas 27 unidades do Ministério Público Federal, nos próximos dois anos. Para tomar assento na cadeira do ministério público eleitoral do Rio Grande do Norte, foi empossada a procuradora Cibele Benevides como Procuradora Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. Como substituto do cargo foi empossado o procurador Kleber Martins.

Na solenidade que foi realizada no auditório do Conselho Superior do Ministério Público Federal, Raquel Dodge destacou que a atuação nos próximos dois anos será uma missão desafiadora porque várias questões jurídicas importantes se colocam no rumo das eleições livres, justas, proporcionais equitativas.

Para a PGR, “a atuação de cada um dos membros do Ministério Público que atua neste ofício eleitoral e interessa diretamente à população brasileira é que as eleições sejam hígidas, honestas, financiadas de modo adequado e que, ao final, vença o candidato que atenda às expectativas da população que nele vota, sem corrupção e sem ofensa aos valores mais caros ao regime democrático”.

Após a posse, os procuradores regionais eleitorais participaram de reunião de trabalho para debater o panorama sobre as eleições 2018 e a situação do Ministério Público Eleitoral. *Com informações da PGR.

Kleber Martins se despede em última sessão na quinta, 28 de setembro

Em sua última sessão como Procurador titular da corte eleitoral potiguar - realizada na quinta-feira, 28 de setembro - Kleber Martins agradeceu ao Presidente deste Regional, Desembargador Dilermando Mota, bem como aos demais membros da corte, servidores e terceirizados, pelas homenagens a ele, bem como pelas lembranças acerca da eficiência dos trabalhos realizados junto ao Ministério Público Eleitoral, ao longo de um ano e meio (2016/2017), período em que exerceu o cargo. 


O Presidente Desembargador Dilermando Mota parabenizou-o pelos serviços desempenhados na Corte, desejando-lhe felicidade. O Desembargador Ibanez Monteiro, vice-presidente e corregedor do TRE-RN, destacou o estilo de relacionamento com que o Procurador Kleber sempre conduziu os seus trabalhos, bem como a sua capacidade de alteração de posicionamento diante de fundamentação convincente, ressaltando ainda que todos sentirão sua falta nas sessões. Em seguida, o Juiz Francisco Glauber enfatizou a seriedade e excelência no trato do homenageado, desejando-lhe sucesso. Após, a Juíza Berenice Capuxu agradeceu o convívio, fazendo votos que tenha uma carreira brilhante, como a que já vem galgando. O Juiz André Pereira citou que, apesar da curta convivência, foi possível perceber a demonstração de caráter e comprometimento com o trabalho do Procurador Kleber Martins. Em seguida, o juiz Wlademir Capistrano destacou a excelente convivência no trato e serenidade do Procurador, bem como sua capacidade de diálogo para com a Corte e os advogados. Com a palavra, o juiz Gustavo Smith destacou a capacidade técnica e profissional, a simplicidade, humildade, busca pelo aprendizado, lealdade e amizade do homenageado. Em seguida, o Doutor Kleber Martins agradeceu as homenagens, proferindo o discurso. 

“(...) neste pouco mais de 1 ano e meio em que representei o Ministério Público Eleitoral nesta Casa. Vossas Excelências puderam ler meus pareceres e escutar alguns dos meus pronunciamentos orais. Tenho certeza que, naqueles e nestes, Vossas Excelências não encontraram erudição, brilhantismo nem primor jurídico, senão apenas o resultado de muito zelo, esforço, horas e mais horas analisando criteriosamente cada um dos processos que por mim passaram, confrontando-os com os a lei, a jurisprudência e as informações de que dispúnhamos. (...) Neste aspecto, informo a Vossas Excelências que, no curso do meu mandato, exarei 1.032 pareceres, tendo este tribunal decidido em consonância com os opinamentos neles contidos em 951 deles, o que representa 92,15% de acolhimento. (...) Despeço-me, finalmente, com o conselho de Richard Bach: “Não chore nas despedidas, pois elas constituem formalidades obrigatórias para que se possa viver uma das mais singulares emoções da vida: o reencontro. Obrigado, meu Deus; obrigado, amigos.”, disse Kleber Martins durante o discurso. 

icone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Icone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido