Juiz Gustavo Smith participa de última sessão plenária como membro da corte do TRE-RN

O magistrado encerra o biênio 2017-2019 no próximo sábado, dia 20.

Despedida de Dr. Luís Gustavo Smith - 1

O juiz Luís Gustavo Smith, que atualmente integra a corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), participou nesta terça-feira (16) da última sessão plenária como membro da corte eleitoral. O magistrado encerra o biênio 2017-2019 no próximo sábado, dia 20. O momento de despedida foi presidido pelo Desembargador Glauber Rêgo, presidente do TRE-RN, e contou com a participação dos demais membros da corte e da Procuradora Regional Eleitoral. Além disso, estiveram presentes o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, José Augusto Delgado; e os pais de Dr. Gustavo - Desembargadora Célia Smith, que já presidiu a corte do TRE, e Edgar Smith, que já atuou como membro da corte. Advogados também compareceram à sessão representando a OAB/RN.

Ao todo, Luís Gustavo Smith integrou a Justiça Eleitoral durante seis anos. Inicialmente, atuou entre 2012 e 2014 como Juiz Substituto; nesse período, durante o processo eleitoral de 2014, foi nomeado Juíz Auxiliar. Ao final do mesmo ano, passou a integrar a corte eleitoral como Juiz Titular no biênio 2014-2016. Com o encerramento do primeiro biênio, o juiz foi indicado para atuar durante mais dois anos (biênio 2017-2019) como membro titular, permanecendo até os dias atuais. “Para mim, foi altamente gratificante poder conviver com os colegas da corte, cada um com sua experiência e com seu ensinamento. A grande vantagem do colegiado é esta: cada um com seu pensamento e preparo técnico constrói uma soma de esforços na busca decisões mais justas, equilibradas e eficazes para o Direito”, ressaltou o juiz.

No decorrer dos seis anos, além de participar dos julgamentos dos processos eleitorais, Gustavo Smith exerceu outras atividades no âmbito do TRE: presidiu a Comissão de Acessibilidade, foi escolhido como Ouvidor Eleitoral, presidiu o Comitê Gestor do Aplicativo Móvel Pardal no âmbito do TRE, e atuou, mais recentemente, como membro da Comissão Apuradora das Eleições Gerais 2018. Além disso, vivenciou e participou de quatro eleições, contribuindo diretamente para a eficácia dos pleitos. “A Justiça Eleitoral tem um papel de suma importância no desenvolvimento da sociedade, na proteção ao direito do cidadão, que começa por garantir um processo eleitoral equilibrado, eficiente, isonômico”, destacou.

Para finalizar, Gustavo Smith fez agradecimentos especiais aos agentes diretamente ligados a esse período. “Agradeço a Deus por me propiciar essa oportunidade de ter a visão e aprendizado como jurista. Em essência, sou um advogado que tive a honra e o privilégio de poder exercer a função de magistrado junto a uma justiça que funciona tão bem e de maneira tão célere, com uma excelente rotina de trabalho. Agradecimento também aos desembargadores do Tribunal de Justiça, por me colocarem na lista tríplice em todas as oportunidades; aos desembargadores que convivi durante esse período. Agradeço o convívio e aprendizado também com os juízes federais que tive o prazer de trabalhar, com os demais membros e com os colegas do Ministério Público com assento na corte. E parabenizo e agradeço aos servidores dessa cada, nos quais se vê tanta dedicação , a exemplo da minha assessoria que, mais diretamente, conviveu comigo ao longo desses seis anos. Posso dizer que saio daqui com bem mais amigos de que quando cheguei. Despeço-me com certeza de que saio levando essas amizades”, concluiu.

Momento cultural

Após a sessão e aproveitando o momento de homenagens, os convidados se reuniram para o recebimento de duas obras de arte doadas à Justiça Eleitoral pelo artista Azol. Os quadros, intitulados “RG: Virgulino Ferreira A. Silva” e “RG: Maria Gomes da Silva”, tratam-se de retratos estilizados das xilogravuras que ilustram os clássicos folhetos da literatura de cordel. A doação das obras dá continuidade à política de promoção cultural no âmbito do TRE-RN.

icone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Icone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido