Projeto de residência do TRE-RN é apresentado em Brasília

A apresentação ocorreu em Brasília e despertou interesse de vários secretários

Secretária da SAOF e Coordenador de Sistemas posam para foto

O business intelligence da Secretaria De Administração, Orçamento e Finanças está em pauta no Tribunal Superior Eleitoral. Nesta segunda-feira (11) a Secretária da SAOF, Andréa Campos, e o Coordenador de Sistemas, Osmar Fernandes, apresentaram ao TSE e aos Tribunais Regionais de todo país o projeto tecnológico sob o tema “Administração e Orçamento na Palma da Mão”. Vários secretários participantes do evento demonstraram interesse.

A Secretária da SAOF ressaltou na reunião que o BI faz parte do Plano de Gestão do Desembargador Glauber Rego e que contou com reuniões semanais para oferecer os requisitos necessários para o planejamento e execução da solução de TI aos residentes de TI: Felipe e Giuliard, que atuaram sob a supervisão de Osmar Fernandes. Informou, ainda, que o RN está passando por um momento muito especial na área de inovação tecnológica e a SAOF está sendo presenteada com essa ferramenta.

“Agora tenho à mão os dados da execução orçamentária, controle de estoque e do patrimônio. Esse acesso rápido e de fácil entendimento auxilia a tomada de decisões e ajuda a exercer a boa governança na gestão de contratações, sem ter que demandar as áreas competentes (esforço humano) e esperar, às vezes, dias para a chegada da informação”, ressaltou Andréa Campos sobre o momento de inovação vivido pelo Rio Grande do Norte.

Na reunião foi ressaltado ainda que no início dos estudos para o desenvolvimento da solução a premissa dada à equipe de TI foi trazer à luz um BI que pudesse ser utilizado pelos demais Tribunais Eleitorais, sempre pensando em unir forças e esforços para cooperação mútua, seguindo a determinação da Presidência do Tribunal, de que as soluções de TI a serem desenvolvidas, sempre que possível, tivessem alcance nacional.

A apresentação dos aspectos técnicos ficou a cargo do Coordenador de Sistemas, que demonstrou como se deu o projeto de Residência de TI no TRE-RN, teceu considerações sobre as soluções de TI que foram concluídas e as que estão em andamento e apresentou todos os painéis do BI da SAOF, destacando as informações que podem ser extraídas, a tecnologia utilizada, o acesso direto ao banco de dados do Tesouro Gerencial e do ASIWEB, a depuração de dados das contas de energia elétrica e de água diretamente das faturas por meio de um robô, o custo de mercado e a abrangência nacional que o BI possui.

Osmar Fernandes ressaltou que a solução de BI possibilita a integração entre a gestão e as áreas de negócio e tecnologia da informação, consistindo em uma importante ferramenta de apoio à tomada de decisão nos Tribunais. Ao final da reunião declarou: “Fiquei muito feliz com a receptividade da ferramenta pelos Secretários e Coordenadores presentes no Encontro, o que motiva a STIC e a Residência de TI do TRE-RN a continuar avançando no desenvolvimento de ferramentas voltadas à melhoria da gestão dos Tribunais.  O interesse despertado pelo BI da SAOF do TRE-RN, apresentado neste Encontro de Secretários, ilustra a necessidade da área de Administração, Orçamento e Finanças em avançar neste tema, com benefícios para toda a Justiça Eleitoral.”

O BI da SAOF, disponível no endereço https://bi.tre-rn.jus.br/#/, possibilita aos gestores e fiscais de contratos, numa rápida análise, a percepção do andamento da execução do seu contrato ou como está a execução do orçamento da sua UGR, permitindo, dessa forma, que decisões administrativas sejam tomadas com rapidez e segurança sem o esforço de buscar a informação em cada processo administrativo ou no SIAFI e, ainda, sem demandar esse trabalho à unidade orçamentária competente do Tribunal, acrescentou a Secretária Andréa Campos.

icone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Icone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido