Outubro Rosa: TRE-RN adere à campanha e ilumina fachada do Fórum Eleitoral

Iniciativa busca lembrar mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama

fachada TRE-RN rosa

Em alusão ao Outubro Rosa, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) iluminou a fachada do Fórum Eleitoral de Natal na cor que simboliza a campanha de conscientização à prevenção do câncer de mama. A iniciativa é realizada mundialmente desde a década de 1990 para alertar a sociedade sobre a importância do tratamento da doença e do diagnóstico precoce, através do exame de mamografia. De acordo com o Instituto Oncoguia, o diagnóstico precoce do câncer aumenta as chances de cura. Dessa forma, a mamografia é essencial para rastreamento e combate à doença.


No TRE-RN, a campanha acontece anualmente, com ações para chamar atenção de servidoras e servidores quanto à importância do autocuidado e a busca por exames de prevenção. "Todos os anos a Comissão de Qualidade de Vida, junto ao Serviço de Atendimento Médico procura dar ênfase ao propósito dessa campanha", afirma a secretária de Gestão de Pessoas do Tribunal, Maria Tereza Farache. "Esses anos também passamos a chamar a atenção para as medidas de prevenção e de tratamento do câncer de útero", acrescenta.


"Em 2020, a pandemia do novo coronavírus dificultou ações mais próximas, da forma que sempre gostamos de fazer. Esse ano focamos na iluminação do prédio, o que chama bastante atenção, bem como através da divulgação de informações nos canais digitais do tribunal", aponta Farache.

A servidora também ressalta que, com as medidas de distanciamento social, muitas consultas e cirurgias eletivas foram suspensas, bem como os próprios exames. "Por isso, existe uma preocupação muito grande de que as mulheres voltem a ter esse olhar de fazer o autoexame ou, na medida do possível e respeitando as recomendações de segurança sanitária, o exame clínico. Porque hoje em dia podemos lançar mão da telemedicina no TRE-RN. Ainda que não seja possível realizar a consulta, é possível analisar os exames e dar um encaminhamento às servidoras", explica. "Sendo assim, queremos mostrar através da campanha a importância do diagnóstico precoce e o quanto ele facilita o tratamento e aumenta as chances de cura", completa.

Últimas notícias postadas

Recentes