Dia da Libras: TRE-RN possui ações para acessibilidade de pessoas surdas

Para marcar o Dia Nacional da Libras o TRE-RN lança cartilha informativa desenvolvida pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão

libras

No dia 24 de abril celebra-se o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais - Libras. A data marca a publicação da Lei nº 10.436, que tornou a Libras uma língua oficial do Brasil, em 2002. O idioma é muito utilizado na comunicação com pessoas surdas, sendo uma importante ferramenta de inclusão. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte possui ações para reforçar essa inclusão na Justiça Eleitoral potiguar. 

Para celebrar a data, o TRE-RN está lançando uma cartilha informativa e um vídeo sobre a Língua Brasileira de Sinais, que foi produzida pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI). Para conferir a cartilha clique AQUI. O vídeo estará disponível neste sábado (24) nas nossas redes sócias. 

Anualmente, o TRE-RN capacita seus servidores na conversação em Libras para atendimento aos eleitores. Desde 2011, já foram cerca de 190 servidores capacitados para atender utilizando a Língua Brasileira de Sinais, ampliando e democratizando o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral. 

Uma ferramenta importante para a acessibilidade no portal do TRE-RN na internet é o sistema Rybená, que facilita o entendimento dos conteúdos por surdos, pessoas com deficiências visual ou intelectual, entre outras dificuldades. Além da reprodução dos textos em áudio, a tecnologia também possui tradução para Libras. 

Além disso, uma novidade que deve ser implementada nas sessões plenárias da Corte Eleitoral potiguar pensando na inclusão de pessoas surdas é a tradução simultânea para Libras. O processo para contratação de intérpretes da língua já tramita no TRE-RN.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido