TRE-RN comemora o Dia da Memória do Poder Judiciário com podcast sobre "A Memória da Justiça Eleitoral"

Além da preservação da memória institucional da Justiça, a data enfatiza a importância da memória como parte do patrimônio cultural brasileiro

Memória da Justiça Eleitoral - podcast

Nesta segunda-feira (10/5), os tribunais de todo o país celebram o Dia da Memória do Poder Judiciário. Em alusão à data o Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN) aborda o tema "A Memória da Justiça Eleitoral" no podcast Voz da Cidadania, produzido pela Escola Judiciária Eleitoral, em parceria com a Assessoria de Comunicação. O episódio 11 do Voz da Cidadania está disponível no Spotify, para ouvir CLIQUE AQUI.

No bate papo, a servidora Ana Paula Vasconcelos, que está à frente do Núcleo do Centro de Memória do TRE Potiguar, fala sobre o trabalho do Centro de Memória, a importância de preservar o patrimônio material e imaterial relacionado à Justiça Eleitoral, sobre o Museu Virtual, principalmente neste momento de distanciamento social imposto pela pandemia.

O Museu Virtual foi criado em 2020 pelo Núcleo do Centro de Memória do TRE-RN, em parceria da Assessoria de Comunicação (ASCOM) e com a Secretaria de Informática (STIC). Lá o visitante tem acesso à exposições temáticas e permanentes; galeria de Presidentes, Corregedores, Procuradores Eleitorais, Diretores da Escola Judiciária Eleitoral e Diretores-Gerais do TRE-RN; imagens de documentos e peças do acervo; informações sobre eleições anteriores (resultados de pesquisas demandadas pelo público); além de publicações de cartilhas da Coleção Memória Eleitoral.

Também é possível visitar o Museu Virtual Alzira Soriano e conhecer a história da Primeira Prefeita da América Latina. No espaço estão disponíveis vídeos, documentos, publicações, informações históricas sobre Alzira Soriano e muito mais. Quer saber um pouco mais sobre a Justiça Eleitoral do RN, acesse: https://www.tre-rn.jus.br/o-tre/eje/escola-judiciaria-eleitoral.

Dia da Memória do Poder Judiciário

Instituído pela Resolução 316/2020, o Dia da Memória do Poder Judiciário faz referência ao alvará de 10 de maio de 1808 de D. João VI que criou a Casa da Suplicação do Brasil. Além da preservação da memória institucional da Justiça, a medida enfatiza a importância da memória como parte do patrimônio cultural brasileiro – conforme prevê o art. 216 da Constituição Federal –, aproxima o Judiciário da sociedade e reforça a missão de resguardar a Constituição, garantir os direitos e assegurar proteção e igualdade para todos.

Últimas notícias postadas

Recentes