TRE-RN participa do Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais

Encontro aconteceu em São Luís, nos dias 11 e 12 de novembro

Encontro aconteceu em São Luís, nos dias 11 e 12 de novembro

Com o tema Enfrentamento à desinformação nas eleições 2022, o XVII Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais reuniu em São Luís, nos dias 11 e 12 de novembro, diretores e coordenadores das EJEs e assessores de comunicação da Justiça Eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) foi representando pela Assessoria de Comunicação e Cerimonial

O encontro foi aberto solenemente pelo Presidente do TRE-MA, desembargador Joaquim Figueiredo que, em seu discurso, afirmou que a desinformação inserida em mensagens de ódio, constitui-se uma ameaça à democracia devendo merecer um combate contundente por ofender a lisura e a moralidade dos pleitos eleitorais.

A integridade das urnas eletrônicas e dos sistemas que compõem o processo de votação eletrônica brasileiro, medidas de proteção contra ataques cibernéticos a redes de dados de autarquias entre elas a Justiça Eleitoral, bem como os mecanismos de enfrentamento à desinformação, também estiveram na pauta de discussões durante o CODEJE.

O Presidente do Colégio de Dirigentes das EJEs e Presidente do TRE-SP, desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior, destacou que o CODEJE capacita magistrados e servidores e estreita a relação entre as EJEs, Imprensa Institucional e o TSE.

Durante a solenidade o Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais entregou placa de homenagem a personalidades pelos relevantes serviços prestados à justiça eleitoral, sobretudo junto às Escolas Judiciárias Eleitorais.


ASSESSORES DE COMUNICAÇÃO

Os dirigentes, coordenadores, chefes, assessores e servidores de imprensa debateram diversos temas relativos à área da comunicação institucional, com destaque para a regulamentação da Política Nacional de Comunicação, propostas de ações conjuntas para as Eleições 2022, investimento em comunicação nas redes sociais e desinformação, além de parceria com as EJEs e formação de grupo de trabalhos. A reunião foi conduzida pela secretária de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral, Giselly Siqueira, e pela coordenadora de Mídias e Web, Fábia Galvão.

"Fortalecer a comunicação com a população e com os próprios servidores da Justiça Eleitoral é indispensável no combate à desinformação. A ideia é alinhar as estratégias e ações para 2022, quando teremos ao que tudo indica, uma eleição muito polarizada, para minimizar os efeitos negativos da desinformação”, disse a Assessora de Comunicação do TRE-RN, Carla França

Nesse sentido, os jornalistas e profissionais de comunicação que participaram do evento concordaram que esses setores deve ser bem estruturados, fortalecidos e prestigiados, dado o seu relevante papel de disseminar a toda a sociedade o papel desempenhado por essa Justiça Especializada no Estado Democrático de Direito.


NOVA DIRETORIA

No segundo dia de programação do XVII Encontro Nacional do CODEJE aconteceu a eleição da nova diretoria da instituição. O diretor da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS), desembargador Jorge Luís Dall'Agnol, foi eleito, por aclamação, presidente do CODEJE; e o vice-presidente, será o desembargador Teófilo Neto, diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Distrito Federal.

Os encontros do CODEJE são realizados semestralmente com objetivo de proporcionar a integração e o aperfeiçoamento das EJEs, além de fixarem critérios e uniformização da atuação, respeitando, contudo, a autonomia e peculiaridades de cada região.

 

*Com informações: TRE-MA

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido