TRE-RN finaliza projetos de melhorias no Data Center

A medida visa dar mais segurança ao ambiente físico

data center - melhorias

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Eleições (STIE), finalizou projetos de melhoria no Data Center do Regional potiguar. O objetivo é adquirir e implementar soluções tecnológicas para dar mais segurança ao local onde o Data Center se encontra.

Data Center é um ambiente projetado para centralizar servidores, sistemas ativos de redes, tais como switches e roteadores, e equipamentos de processamento e armazenamento de dados. Dentre as melhorias propostas pela STIE estão a solução anti-incêndio para o Data Center, expansão da infraestrutura Hiperconvergente (HCI), aquisição do vertiv SmartRow e Cabinet, além do serviço de interligação do prédio sede do TRE-RN com o Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE).

“Com estes investimentos no nosso Data Center estamos ampliando a segurança da informação, além de fornecer melhores serviços aos nossos usuários do Tribunal”, destacou o Secretário de Tecnologia da Informação e Eleições do TRE-RN, Marcos Maia.

Solução anti-incêndio para o Data Center

Aquisição de um sistema de combate e prevenção à incêndio para a sala do Data Center, protegendo o ambiente contra surtos e curtos provenientes dos quadros de energia da sala ou outros equipamentos.

Infraestrutura Hiperconvergente (HCI)

Aquisição de cinco novos nós de infraestrutura hiperconvergente, otimizando recursos - inclusive energético -, aumentando a redundância e resiliência de todo o sistema de virtualização, melhorando a eficiência e disponibilidade dos sistemas e serviços fornecidos às unidades.

Vertiv Smart Row e Cabinet

Aquisição de uma solução completa de cinco racks inteligentes, com três unidades de climatização, duas de fornecimento ininterrupto de energia e três de supressão de incêndio, possibilitando ter em um ambiente confinado todos os ativos e passivos instalados no Data Center. Essas ações trazem um ganho expressivo na eficiência energética, quando comparado ao modelo adotado anteriormente (splits de conforto), e na redundância em todo o sistema.

Já o projeto Smart Cabinet contempla a aquisição de um rack inteligente com climatização, fornecimento ininterrupto de energia e solução de prevenção de incêndio. Isso possibilitará utilizar o COJE como um site backup para dados e processamento, além de outras necessidades, juntamente com os quatro nós de infraestrutura hiperconvergente instalados no local.

Serviço de interligação Sede - COJE

Contratação de serviço de interligação, via fibra óptica, com dupla abordagem integrando o prédio da Secretaria ao COJE, desde o meio físico utilizado aos equipamentos em cada um dos sites, possibilitando a utilização de serviços críticos em nosso site backup (COJE) bem como backup.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido