Publicações do centro de memória

COLEÇÃO MEMÓRIA ELEITORAL

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, através do Centro de Memória da Justiça Eleitoral Professor Tarcísio Medeiros, tem a honra de trazer à sociedade a Coleção Memória Eleitoral que tem como objetivo apresentar temas eleitorais que sirvam de embasamento para estudantes e pesquisadores. A referida obra terá periodicidade semestral.

v.1 - Títulos Eleitorais (pdf)

v.2 - A Justiça Eleitoral no Rio Grande do Norte (pdf) ( errata - pdf) )

v.3 t.1 As Constituições Brasileiras  (pdf) | v.3 t.2 As  Constituições Brasileiras (pdf) errata

HOJE NA HISTÓRIA (Publicação Eletrônica)

É uma série que tem por fim publicar apresentações de slides acerca de temas múltiplos que compõem a nossa história. Dessa forma esperamos que os visitantes possam rememorar as datas e eventos mais marcantes da História do Brasil.

20/1/2014 - Slides - Ditadura Militar - parte 1/6 (pdf) 7/2/2014 - Slides - Ditadura Militar - parte 2/6 (pdf)

24/2/2014 - Slides - Ditadura Militar - parte 3/6 (pdf) 11/3/2014 - Slides - Ditadura Militar - parte 4/6 (pdf)

17/3/2014 - Slides - Ditadura Militar - parte 5/6 (pdf) 31/3/2014 - Slides - Ditadura Militar - parte 6/6 (pdf)

ENSAIOS DE HISTÓRIA E MEMÓRIA (Publicação Eletrônica e Impressa)

Série que objetiva a publicação de ensaios temáticos sobre a história da Justiça Eleitoral. Esta publicação foi idealizada pela estagiária Keidy Narelly Costa Matias e foi pensada como uma forma de estimular os estudos em parceria na Justiça Eleitoral (TSE e TRE's). Os Tribunais (Superior e Regionais) foram convidados a participar deste projeto como uma forma de sonharmos junto uma "Rede de Memória da Justiça Eleitoral".  Será uma publicação anual e o primeiro número sairá em 2014 abordando o tema "A Memória na Justiça Eleitoral", como a memória e a história são produzidas e tratadas dentro da JE, apresentando metodologias, resultados, questões sobre a preservação dos acervos, exposições, etc .  Em 2015 o tema escolhido foi "As Mulheres no Cenário Eleitoral".

1 Ensaios de história e memória: a memória na Justiça Eleitoral (2014) em fase de fechamento

2 Ensaios de história e memória: a presença feminina no cenário político-eleitoral (2017)

Convite 80 anos (formato .pdf) da Justiça Eleitoral - Na comemoração dos 80 anos da Justiça Eleitoral no Rio Grande do Norte, foi confeccionado convite procurando representar a importância do resgate e da preservação; indo além do aspecto histórico-documental de preservar e chegando ao campo da arte e da beleza do nosso rico passado.