Ações sociais

Historicamente, a Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Norte – EJERN, desde sua concepção, ainda no ano de 2003, vem mantendo uma forte linha de atuação voltada aos programas de natureza pedagógico-social, especialmente aqueles direcionados à formação do jovem eleitorado. Essas atividades integram o rol de serviços daquilo que é ofertado à sociedade como uma maneira de demonstrar, com a maior transparência possível, como podem funcionar os processos de eleição ou plebiscitos.


2019

Natal - Dia do livro infantil - foto1

Workshop "Segurança do Processo Eletrônico de Votação" - foto 1 - foto 2

O Programa Eleitor do Futuro - PEF é uma iniciativa que nasceu, no plano nacional, juntamente com a própria concepção de que a Justiça Eleitoral precisava de escolas judiciárias disseminadas pelos Tribunais. No caso do Rio Grande do Norte, a instalação da EJERN se deu em 18 de março de 2004, havendo o Programa Eleitor do Futuro sido lançado, em Natal, na tarde do dia seguinte. Assim, foram alicerçados os objetivos de promoção de ações para apresentar aos adolescentes noções ligadas aos valores e à missão do Tribunal Regional Eleitoral, através de palestras, exposições e eleições simuladas, nas quais os jovens podem exercitar a democracia mostrando suas ideias, debatendo e utilizando as ferramentas reais do processo eleitoral, especialmente, a urna eletrônica. O PEF é um serviço oferecido à sociedade pelo TRE/RN e pode ser solicitado por qualquer escola da rede pública ou privada, através de agendamento das atividades que se amoldem ao planejamento pedagógico de cada instituição de ensino.


2019

Natal - Escola Potiguassu - foto 1 - foto 2 -

Escola Municipal Professora Vera Lúcia Soares Barros foto 3 -


O Tribunal Aberto à Comunidade é uma iniciativa da nascida na Gestão 2018-2020 que busca integrar e promover a cidadania e a participação através de ações que são executadas, especialmente, pelas zonas eleitorais, por se entender que, sendo a Justiça Eleitoral um dos braços mais capilarizados do Poder Judiciário, deve haver uma forte participação do primeiro grau nas atividades que promovam a difusão dos valores democráticos, a transparência, a participação e a inclusão da sociedade na gestão e no planejamento de todo o processo eleitoral. Inclui a promoção de audiências, consultas, palestras e atividades sociais, que permitem o contato direto do eleitorado com os órgãos jurisdicionais e administrativos que compõem o TRE/RN.


2019

Natal - Colégio CEI - eleições gerais - foto1

Escola Lápis de Cor - foto 1

Cruzeta - E.E. Joaquim José de Medeiros foto1

Nova Cruz - Semana do Bem - foto1