Gestão de Projetos

As iniciativas elencadas abaixo integram o plano do biênio 2018-2020, sob a gestão dos desembargadores Glauber Antonio Nunes Rêgo e Cornélio Alves de Azevedo Neto, respectivamente Presidente e Vice-Presidente/Corregedor do TRE/RN.
Foi formalizado e aprovado pela Resolução TRE/RN nº 42/2018, em cumprimento ao que determina o art. 20, LIV, do Regimento Interno do TRE/RN, que confere ao Presidente a atribuição de submeter ao Tribunal a aprovação do plano de gestão do respectivo mandato, alinhado ao planejamento estratégico da instituição, visando assegurar a continuidade administrativa.
A sua elaboração tomou por base as diretrizes fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça para o Poder Judiciário e, igualmente, pelo TSE para a Justiça Eleitoral. Contempla projetos inovadores e ações específicas visando dar continuidade a avanços já obtidos em gestões anteriores, neste caso, a partir do aprimoramento ou retomada de iniciativas existentes.
Clique na iniciativa para obter informações detalhadas e em cronograma geral saber mais sobre o progresso dos projetos e ações institucionais que estão sendo desenvolvidas para o cumprimento do plano de gestão.
ID | INICIATIVAS DO PLANO DE GESTÃO 2018-2020 |
Status atual |
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Proj 012018 |
Implantação de usina fotovoltaica Cronograma geral (Formato PDF) - Status atualizado em 02/07/2020 |
CONCLUÍDO |
Proj 022018 |
Cronograma geral (Formato PDF) - Não disponível no momento |
EM EXECUÇÃO |
Proj 012019 |
Implantação do Programa Ensino a Distância Cronograma geral (Formato PDF) - Status atualizado em 06/07/2020 |
EM EXECUÇÃO |
Proj 052019 | CONCLUÍDO |
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Proj 062019 | CONCLUÍDO |
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Proj 072019 |
Gestão eficiente de resíduos no TRE/RN Cronograma geral (Formato PDF) - Status atualizado em 06/07/2020 |
EM EXECUÇÃO |
Proj 082019 |
Projeto Tribunal aberto à comunidade Cronograma geral (Formato PDF) - Não disponível no momento |
EM EXECUÇÃO |
Proj 092019 |
Implantação do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio/Emergência Cronograma geral (Formato PDF) - Não disponível no momento |
EM EXECUÇÃO |
Proj 102019 |
Cronograma geral (Formato PDF) |
CONCLUÍDO |
Proj 112019 |
Ampliação do Documento Nacional de Identificação (DNI) Cronograma geral (Formato PDF) - Não disponível em razão do status do projeto |
SOBRESTADO PELO TSE |
Proj 122019 |
Construção de passarela elevada entre o Fórum Eleitoral da capital e a sede do TRE/RN Cronograma geral (Formato PDF) - Não disponível em razão do status do projeto |
CANCELADO |
AIE 012019 |
Retomada no TRE em Movimento Cronograma geral (Formato PDF) - Não disponível no momento |
CONCLUÍDO |
AIE 022019 |
Regularização do terreno para o novo fórum eleitoral de Mossoró Cronograma geral (Formato PDF) - Não disponível no momento |
CONCLUÍDO |
AIE 032019 |
Transmissão das sessões plenárias ao vivo no Youtube Cronograma geral (Formato PDF) |
CONCLUÍDO |
AIE 042019 |
Revisão da estrutura de governança do TRE/RN Cronograma geral (Formato PDF) |
CONCLUÍDO |
AIE 052019 |
Implantação a Rede de Cooperação Técnica do Poder Judiciário do RN Cronograma geral (Formato PDF) - Não disponível no momento |
CONCLUÍDO |
AIE 062019 |
Implantação de sistema para medição e controle das estatísticas judiciais do PJe Cronograma geral (Formato PDF) - Não disponível no momento |
EM EXECUÇÃO |
AIE 072019 |
Implantação de sistema de sustentações orais por videoconferência Cronograma geral (Formato PDF) |
CONCLUÍDO |
AIE 082019 |
Implementação de medidas de redução de consumo (água, papel e copos descartáveis) Cronograma geral -Copos descartáveis (Formato PDF) - Status atualizado em 07/02/2020 |
CONCLUÍDA |
A gestão de projetos foi implantada no TRE/RN em 2010, com isso dando cumprimento antecipado à Meta Nacional nº 1/2011 do Conselho Nacional de Justiça, que então determinava a criação de unidade de gerenciamento de projetos nos tribunais para auxiliar a implantação da gestão estratégica.
Em 2012, o Tribunal Superior Eleitoral aplicou pesquisa (Formato PDF) para avaliar o nível de maturidade dos TREs em gestão de projetos, conferindo ao TRE/RN nível 2 em maturidade (Formato PDF), certificação que se mantém até o momento.
A gestão de projetos no âmbito do TRE/RN segue metodologia específica, baseada nas técnicas de gerenciamento do guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK®), e consiste essencialmente em um conjunto de técnicas, regras e métodos orientados para mostrar o que deve ser feito em um projeto.
A primeira versão dessa metodologia foi aprovada em 2010, e aplicada no desenvolvimento de alguns projetos institucionais. Posteriormente, foram identificadas necessidades de ajustes, no intuito de simplificá-la e sedimentar efetivamente a cultura de projetos no Tribunal, de modo a contribuir para padronizar procedimentos, reduzir custos e riscos operacionais, evitar retrabalho, dotar o gestor de maiores subsídios para tomada de decisões estratégicas e compartilhar lições aprendidas para futuros projetos.
A versão atual adicionou novos elementos – fluxos de processo – para facilitar a compreensão da metodologia pelos gerentes de projeto. Com a representação gráfica do processo de trabalho se pretendeu agregar melhorias, que possibilitassem uma maior percepção do detalhamento das fases do projeto para todos os envolvidos, auxiliando na definição das responsabilidades e das entregas e no manuseio da documentação do projeto.
O processo de gerenciamento compreende cinco fases (ciclo de vida do projeto), sistematizadas e sequenciais, cada uma documentada através de formulários específicos.
Fase 1 - INICIAÇÃO |
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É a primeira fase do projeto, que compreende: a) Definição do escopo inicial; |
Termo de Abertura do Projeto (TAP) - Inicia um projeto e onde estão relacionados os requisitos iniciais para atender as necessidades ou expectativas das partes interessadas. Acesse o formulário TAP. (documento editável) Acesse o fluxograma do processo Iniciação. |
Fase 2 - PLANEJAMENTO |
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É a segunda fase do projeto e consiste em definir os objetivos a serem realizados para o alcance total do escopo e desenvolver o curso de ação necessário para alcançar esses objetivos. |
Plano do Projeto (PP) - Detalha as ações e condições necessárias para realizar o projeto. Acesse o formulário PP. (documento editável) Acesse o fluxograma do processo Planejamento. |
Fase 3 - EXECUÇÃO |
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Consiste nos procedimentos realizados para concluir o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto de forma a cumprir as especificações do projeto. Envolve ainda: a) Coordenar pessoas e recursos; Acesse o fluxograma do processo Execução. |
Fase 4 - CONTROLE |
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Consiste em acompanhar, avaliar e regular o progresso do projeto para atender aos objetivos definidos no plano de gerenciamento. |
Solicitação de Mudança do Projeto (SMP) - Solicita uma ou mais alterações de impacto no projeto. Acesse o formulário SMP. (documento editável) Acesso fluxograma do processo Controle. |
Fase 5 - ENCERRAMENTO |
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Finaliza todas as atividades do projeto, para encerrá-lo formalmente. |
Termo de Encerramento do Projeto (TEP) - Formaliza o término do projeto, por cancelamento ou conclusão. Acesse os formulários TEP e RAP. (documentos editáveis) Acesse o fluxograma do processo Encerramento. |
METODOLOGIAS COMPLETAS |
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Metodologia em Gerenciamento de Projetos do TRE/RN - versão 1.0 (Formato PDF) Metodologia em Gerenciamento de Projetos do TRE/RN - versão 2.0 (2017 - Vigente) (Formato PDF) |
A construção do portifólio de projetos estratégicos anual segue o fluxograma abaixo, que detalha o processo compreendido entre a elaboração dos planos de ação das unidades e a divulgação do rol de projetos a serem executados com base na metodologia institucional.
Os projetos são classificados como estratégicos, conforme critérios de priorização definidos na metodologia respectiva, a partir da avaliação dos seguintes aspectos:
· Potencial estratégico
· Vinculação com o processo eleitoral
· Determinação legal
· Complexidade
· Abrangência de resultados
· Situação orçamentária
· Impacto por não fazer
· Custo envolvido
· Compromisso institucional
Acesse o fluxograma do processo Desdobramento da Estratégia e construção do portifólio de projeto |
Vinculado à Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica/PRES desde a sua criação pela Portaria nº 813/2010-GP, posteriormente revogada pela de nº 142/2017-GP, o Escritório de Projetos e Apoio à Governança é responsável pelos seguintes processos de trabalho:
1) Identificação e desenvolvimento de metodologia de projetos |
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Atualização permanente sobre as melhores práticas e padrões de gerenciamento de projetos, visando desenvolver metodologia institucional compatível com as características do órgão, adequando-a, quando necessário, para atender às especificidades dos projetos estratégicos a serem monitorados pela unidade. Atividades realizadas |
2) Monitoramento da conformidade dos modelos-padrão de gerenciamento de projetos |
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Controle da padronização metodológica dos projetos estratégicos, orientando acerca da necessidade de adequações, se for o caso, com vistas a manter a consistência com os objetivos institucionais. Atividades realizadas |
3) Gerenciamento do portfólio de projetos estratégicos |
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Fiscalização do andamento da carteira de projetos, avaliando o seu desempenho, de modo a assegurar a entrega conforme o planejado, sinalizando, quando for necessário, a adoção de medidas corretivas para esse fim, bem como identificando os projetos que não vão conseguir entregar o que foi planejado, passíveis de revisão ou, eventualmente, de cancelamento. Atividades realizadas |
4) Fomento à cultua de gerenciamento de projetos |
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Promoção de ações voltadas ao desenvolvimento da cultura de gerenciamento de projetos e à qualificação do corpo funcional no tema, visando aumentar o nível de maturidade da instituição em gestão de projetos. Atividades realizadas |
Estrutura funcional do Escritório de Projetos e Apoio à Governança/AGE/PRES
Responsável: Maria Ruth Bezerra Maia de Hollanda (Assistente VI)
Substitutos: Iaperi Gabor Damasceno Árbocz (1º) e Lanna Patrícia da Silva (2º)
Email: escritoriodeprojetos@tre-rn.jus.br
VoIP: (84) 3654-5123
Atas de reunião do ECP
Ata nº 01/2019 (Formato PDF)