Estruturas de Decisão

 

Os mecanismos de Governança Corporativa de TIC no âmbito do TRE/RN foram estabelecidos através das Resoluções TRE/RN n.º 29/2019, de 10 de dezembro de 2019, e n.º 12/2014, de 21 de julho de 2014. Como Governança Corporativa de TIC (GovTIC) entende-se o conjunto estruturado de mecanismos destinados a permitir à alta administração o planejamento, a direção e o controle da utilização atual e futura da TIC, a fim de contribuir para o cumprimento da missão institucional e o alcance dos objetivos estratégicos do TRE/RN.

Os mecanismos de Governança Corporativa de TIC estabelecidos no TRE/RN abrangem: as estruturas de tomada de decisão (divisão de competências entre grupos, unidades e papéis organizacionais responsáveis por tomar decisões-chave de TIC), processos de alinhamento (conjuntos de atividades necessárias para assegurar o envolvimento de grupos, unidades e papéis organizacionais na avaliação, na direção adequada e no monitoramento do uso efetivo da TIC no TRE/RN) e comunicação (disseminação de informações sobre Governança Corporativa de TIC).

As estruturas responsáveis pelas decisões-chave de TIC no TRE/RN, conforme a Resolução TRE/RN n.º 29/2019 são o Comitê de Governança de TIC (CGOVTIC) e o Comitê Gestor de TIC (CGESTIC), além da Comissão Permanente de Segurança da Informação (CPSI).

 

 

O Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGOVTIC) foi instituído pela Resolução TRE/RN n.º 29/2019, de 10 de dezembro de 2019, em substituição ao Comitê Diretivo de Tecnologia da Informação (CDTIC), antes instituído por meio da Resolução TRE/RN nº 012/2014.

O presente comitê de governança de TIC, no âmbito do TRE/RN,  responsabiliza-se, de forma ampla, pelo estabelecimento de estratégias, indicadores e metas institucionais, aprovação de planos de ações, bem como pela orientação das iniciativas e dos investimentos tecnológicos no âmbito institucional.

Ainda é de sua competência definir princípios e diretrizes que orientem a forma de utilização da TIC no TRE/RN, os objetivos de TIC - bem como deliberar e priorizar planos deles decorrentes-, analisar relatórios de análise de riscos, de níveis de serviço, de capacidade ou de disponibilidade, acompanhar, periodicamente, a execução dos planos e a evolução dos indicadores de desempenho de TIC e divulgar aspectos diversos da Governança Corporativa de TIC, como princípios, diretrizes, objetivos e planos, e propor diretrizes para o gerenciamento de riscos e controles internos da área de tecnologia da informação e comunicação.

Composição atual 

Unidade           Nome do Dirigente
Presidência do TRE/RN
              Des. Gilson Barbosa de Albuquerque             
Corregedoria Regional Eleitoral do TRE/RN       Des. Claudio Manoel de Amorim Santos
Diretoria Geral Yvette Bezerra Guerreiro Maia
Secretaria de Administração e Orçamento Simone Maria de Oliveira S. Mello
Secretaria de Gestão de Pessoas Maria Teresa Farache Porto
Secretaria Judiciária Karla Neves Guimaraes da Costa Aranha
Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação  Marcos Flávio Nascimento Maia
Zona Eleitoral - magistrado representante

Juiz Diego Costa Pinto Dantas

Atas de Reunião

Reuniões 2021

    Reuniões 2020

     

    Reuniões 2019

    Reuniões 2018

    Reuniões 2017

    Reuniões 2016

    Reuniões 2015


    O Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGESTIC) foi instituído pela Resolução TRE/RN n.º 29/2019, de 10 de dezembro de 2019, em substituição ao Comitê Executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação (CETIC), instituído pela Resolução TRE/RN nº. 012/2014.

    O Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGESTIC) é composto pelo Secretário de TIC, bem como pelos Coordenadores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Eleições. Nessa perspectiva, tais membros se reúnem para discutir assuntos relacionados à gestão de TIC, sendo responsável pela elaboração de planos táticos e operacionais, análise das demandas, acompanhamento da execução de planos, estabelecimento de indicadores operacionais, e proposição de replanejamentos.

    Compete ainda ao CGESTIC subsidiar o CGOVTIC em todas as suas competências, promover a excelência operacional da TIC, o desenvolvimento gerencial e a adoção de instrumentos de acompanhamento de resultados, promover a gestão eficiente e eficaz dos recursos orçamentários destinados à aquisição e à contratação de soluções de TIC e decidir sobre aspectos relacionados à arquitetura e infraestrutura de TIC.

    Em suma, a atuação desse Comitê possibilita o compartilhamento e a disseminação de informações, e, ainda, a correção de eventuais desvios no curso dos projetos e demais atividades dos setores.       

    Composição atual

    Unidade Nome do Participante
    Secretaria de Tecnologia da Informação e Eleições  Marcos Flávio Nascimento Maia
    Coordenadoria de Infraestrutura Tecnológica Carlos Magno do Rozário Câmara
    Coordenadoria de Sistemas Corporativos Osmar Fernandes de Oliveira Júnior
    Coordenadoria de Eleições Tyronne Dantas de Medeiros
    Atas de Reunião

    Reuniões 2021

      Reuniões 2020

       

      Reuniões 2019

       

      Reuniões 2018

       

      Reuniões 2017

       

      Reuniões 2016

       

      Reuniões 2015

       

      Reuniões 2014