Estruturas de Decisão

 

Os mecanismos de Governança Corporativa de TIC no âmbito do TRE/RN foram estabelecidos através das Resoluções TRE/RN n.º 29/2019, de 10 de dezembro de 2019, e n.º 12/2014, de 21 de julho de 2014. Como Governança Corporativa de TIC (CGOVTIC) entende-se o conjunto estruturado de mecanismos destinados a permitir à alta administração o planejamento, a direção e o controle da utilização atual e futura da TIC, a fim de contribuir para o cumprimento da missão institucional e o alcance dos objetivos estratégicos do TRE/RN.

Os mecanismos de Governança Corporativa de TIC estabelecidos no TRE/RN abrangem: as estruturas de tomada de decisão (divisão de competências entre grupos, unidades e papéis organizacionais responsáveis por tomar decisões-chave de TIC), processos de alinhamento (conjuntos de atividades necessárias para assegurar o envolvimento de grupos, unidades e papéis organizacionais na avaliação, na direção adequada e no monitoramento do uso efetivo da TIC no TRE/RN) e comunicação (disseminação de informações sobre Governança Corporativa de TIC).

As estruturas responsáveis pelas decisões-chave de TIC no TRE/RN, conforme a Resolução TRE/RN n.º 29/2019, são o Comitê de Governança de TIC (CGOVTIC) e o Comitê Gestor de TIC (COGESTIC), além da Comissão Permanente de Segurança da Informação (CPSI).

 

O Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGOVTIC) foi instituído pela Resolução TRE/RN n.º 29/2019, de 10 de dezembro de 2019, em substituição ao Comitê Diretivo de Tecnologia da Informação (CDTIC), antes instituído por meio da Resolução TRE/RN nº 012/2014.

O presente comitê de governança de TIC, no âmbito do TRE/RN,  responsabiliza-se, de forma ampla, pelo estabelecimento de estratégias, indicadores e metas institucionais, aprovação de planos de ações, bem como pela orientação das iniciativas e dos investimentos tecnológicos no âmbito institucional.

Ainda é de sua competência definir princípios e diretrizes que orientem a forma de utilização da TIC no TRE/RN, os objetivos de TIC - bem como deliberar e priorizar planos deles decorrentes-, analisar relatórios de análise de riscos, de níveis de serviço, de capacidade ou de disponibilidade, acompanhar, periodicamente, a execução dos planos e a evolução dos indicadores de desempenho de TIC e divulgar aspectos diversos da Governança Corporativa de TIC, como princípios, diretrizes, objetivos e planos, e propor diretrizes para o gerenciamento de riscos e controles internos da área de tecnologia da informação e comunicação.

Composição atual

Unidade Nome do Dirigente
Presidência do TRE/RN
Des. Cornélio Alves de Azevedo Neto
Corregedoria Regional Eleitoral do TRE/RN Des. Expedito Ferreira de Souza
Diretoria Geral Ana Esmera Pimentel da Fonseca
Secretaria de Administração e Orçamento Simone Maria de Oliveira S. Mello
Secretaria de Gestão de Pessoas Claudia Josemira Marinho de Lima
Secretário Judiciário João Paulo de Araújo
Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação Marcos Flávio Nascimento Maia
Zona Eleitoral - magistrado representante

Juiz Diego Costa Pinto Dantas

Atas de Reunião

Reuniões 2023

    Reuniões 2022

      Reuniões 2021

        Reuniões 2020

        Reuniões 2019

        Reuniões 2018

        Reuniões 2017

        Reuniões 2016

        Reuniões 2015

        O Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (COGESTIC) foi instituído pela Resolução TRE/RN n.º 29/2019, de 10 de dezembro de 2019, em substituição ao Comitê Executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação (CETIC), instituído pela Resolução TRE/RN nº. 012/2014.

        O Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (COGESTIC) é composto pelo Secretário de TIE, bem como pelos Coordenadores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Eleições. Nessa perspectiva, tais membros se reúnem para discutir assuntos relacionados à gestão de TIC, sendo responsável pela elaboração de planos táticos e operacionais, análise das demandas, acompanhamento da execução de planos, estabelecimento de indicadores operacionais, e proposição de replanejamentos.

        Compete ainda ao COGESTIC subsidiar o CGOVTIC em todas as suas competências, promover a excelência operacional da TIC, o desenvolvimento gerencial e a adoção de instrumentos de acompanhamento de resultados, promover a gestão eficiente e eficaz dos recursos orçamentários destinados à aquisição e à contratação de soluções de TIC e decidir sobre aspectos relacionados à arquitetura e infraestrutura de TIC.

        Em suma, a atuação desse Comitê possibilita o compartilhamento e a disseminação de informações, e, ainda, a correção de eventuais desvios no curso dos projetos e demais atividades dos setores.

        Composição atual

        Unidade Nome do Participante
        Secretaria de Tecnologia da Informação e Eleições - STIE Marcos Flávio Nascimento Maia
        Coordenadoria de Infraestrutura Tecnológica - COINF Carlos Magno do Rozário Câmara
        Coordenadoria de Sistemas Corporativos - COSIS Osmar Fernandes de Oliveira Júnior
        Coordenadoria de Eleições - COELE Maria Teresa Farache Porto
        Atas de Reuniões

        Reuniões 2023

        Reuniões 2022

          Reuniões 2021

            Reuniões 2020

            Reuniões 2019

            Reuniões 2018

            Reuniões 2017

            Reuniões 2016

            Reuniões 2015

            Reuniões 2014