Núcleo de governança de TIC (NGovTI)
Instituído por meio da Portaria nº 024/2012 – DG, o NGovTI é formado pelos servidores do Gabinete/STIC e por dois representantes de cada uma das Coordenadorias, reunindo-se semanalmente para tratar sobre ações e projetos relacionados à gestão e governança de TIC, envolvendo a elaboração dos instrumentos PETI e PDTI, a organização e realização de eventos de integração da STIC, a medição periódica do desempenho da área, a avaliação da satisfação do cliente interno de TIC, o estudo da Resolução nº 90/2009 – CNJ, o preenchimento de questionários que avaliam o perfil da GovTI neste Tribunal, e, ainda, a confecção de propostas para adoção de boas práticas de TIC, tomando-se por base os guias COBIT e ITIL.
Um resumo da trajetória do NGovTI desde a época em que foi criado foi apresentado na primeira reunião de análise da estratégia em 2013, oportunidade em que foram evidenciadas as ações já realizadas e os próximos desafios do grupo, registrando-se, ainda, os aspectos que dificultam o cumprimento de suas atribuições, quais sejam:
- Necessidade de priorização das atividades de preparação do pleito em ano eleitoral
- Ausência de atuação do Escritório Corporativo de Projetos
- Inexistência de Escritório Corporativo de Processos
- Imaturidade/ausência de cultura institucional em medição contínua de desempenho
- Desconhecimento/falta de apoio institucional em relação ao tema GovTI